"Chausson/Ysaye – Music for Violin, Cello and Piano" continua a conquistar as melhores referências da crítica musical

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"Chausson/Ysaye – Music for Violin, Cello and Piano" continua a conquistar as melhores referências da crítica musical
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Bruno Monteiro

O novo CD do violinista Bruno Monteiro, do violoncelista Miguel Rocha e do pianista João Paulo Santos – Chausson/Ysaye – Music for Violin, Cello and Piano – editado pela etiqueta Belga Etcetera Records em setembro deste ano, com o apoio da Direção-Geral das Artes, tem vindo a conquistar, desde o seu lançamento, as melhores referências da crítica musical especializada em todo o mundo. O CD está disponível para venda nas lojas FNAC e em Fnac.pt.

Até à data, o álbum recebeu os maiores elogios e destaques nas seguintes publicações: Fanfare Magazine (EUA), The Rehearsal Studio (EUA), Opus Klassiek (Holanda), Pizzicato Magazine (Luxemburgo), Planet Hugill (Inglaterra), Classical Candor (EUA), Rondo Magazin (Alemanha), Cinemusical (EUA), MusicWeb International (Inglaterra), Cultuurpakt (Bélgica), Sonograma Magazine (Espanha) e GB Opera (Itália)", tendo sido, também, "CD do Dia" na Radio France/France Musique em Paris, no dia 15 de novembro.

Destaca-se a recente crítica de Ana Rocha, publicada na semana passada no Jornal Expresso: 

"É de saudar o mais recente álbum de Bruno Monteiro (Porto, 1977), dividido em dois 'capítulos', o primeiro dedicado a uma peça de Ernest Chausson e o segundo com duas obras do compositor e violinista belga Eugène Ysaÿe. São 66 minutos preenchidos por três peças poderosas pela originalidade da construção, pelo vigor, amplidão e riqueza dos temas, nesta ocasião explorados pelo violinista ladeado pelo pianista João Paulo Santos e pelo violoncelista Miguel Rocha. Trata-se de obras de compositores muito ausentes do panorama sonoro e que agora ressurgem na gravação (...)" 

Destaca-se, ainda, a crítica de Remy Franck, na Pizzicato Magazine:

“Ernest Chausson falhou no Prix de Rome em Maio de 1881. Em Julho foi para a Suíça com a sua família, onde compôs o seu trio com piano. Foi dito que a composição foi uma espécie de acto de desafio em resposta à sua derrota no Prix de Rome.

Esta suposição é plenamente confirmada na interpretação apaixonada e altamente emocional do trio português. O primeiro andamento soa verdadeiramente desafiador e agitado. O Scherzo é muito bem diferenciado pelos três músicos, e soa como se questionasse um pouco do que foi dito no primeiro. Lirismo e vitalidade estão aqui perfeitamente equilibrados.

O próprio Chausson descreveu o Andante como “sonhador”. O professor de Chausson, César Franck, achou o andamento muito extenso, mas Chausson estava confiante o suficiente para não o mudar muito. O quão certo isto foi é mostrado nesta interpretação, que alterna entre melancolia, tristeza, confiança tranquila e efervescência poderosa. No andamento final, também, Monteiro, Rocha e Santos tocam com muita intensidade e contraste, ora vital, ora sensual, mostrando-nos um Chausson mais combativo.

O Poème élégiaque para violino e piano de Ysaÿe é dedicado a Gabriel Fauré. A interpretação da obra rapsódico-romântica é tecnicamente brilhante, e o Duo Monteiro-Santos equilibra paixão e ternura com muita sensibilidade. Nas partes tranquilas, a sua interpretação é tocantemente interiorizada e poética.

A Meditação-Poème também é tocada com grande retórica e tensão. O som do violoncelo de Rocha é absolutamente sedutor, o seu fraseado é pura alegria.

E assim este é um CD tocado por músicos dedicados com excelência técnica e, sobretudo, profundidade e expressão, com uma vasta gama de timbres sonoros, um infalível sentido de nuance e uma inventividade incansável.

O técnico de som José Fortes produziu um som muito natural e perfeitamente equilibrado.” 

 


MAIS INFORMAÇÕES

www.bruno-monteiro.com

 

 

 


Data de publicação: 22-11-2022