Processos criativos inspirados na linguagem do Teatro de Objetos e das Formas Animadas

teatro
Processos criativos inspirados na linguagem do Teatro de Objetos e das Formas Animadas
Workshop Teatro

© Joaquim René

O Teatro de Objetos surge no percurso profissional da formadora Maria de Vasconcelos através do método de Jacques Lecoq e sobretudo, do encontro, em contexto de formação, com Agnés Limbos que revoluciona a sua perspetiva sobre esta linguagem simbólica. Uma linguagem artística de Autor que explora os universos criativos únicos que nascem do encontro entre Criador/a, Ator/Atriz - Manipulador/a e Objetos. Da escuta do objeto surge uma relação de cumplicidade poética entre o criador e o objeto inanimado, uma incorporação dramatúrgica que coloca o objeto inanimado em pé de igualdade com o ator/atriz - manipulador/a. O aspeto ritual que surge do hábito de escutar os objetos e que influencia a forma como o objeto surge e se instala em cena, cria ambientes e atmosferas, portais para outras dimensões, que cruzam a fantasia e a realidade, a tragédia e a comédia, num mundo de subtilezas simbólicas que retrata as contrariedades do universo, da sociedade e do nosso Mundo interior.

O Objeto é uma ressignificação da nossa visão do mundo exterior e interior, um trampolim para a criação de um espaço de liberdade poética com um significado emocional que nos põe em contacto com o imaginário das nossas memórias. A memória como um território afetivo através do qual emerge um discurso crítico, biográfico, existencial, político, histórico e/ou documental.

Neste workshop, os participantes serão desafiados a entrar em processo criativo com o objetivo de conceber uma cena através da linguagem do Teatro de Objetos e das Formas Animadas, cujos resultados serão apresentados publicamente, no domingo, dia 15 de janeiro, às 19h00.

_
Locais, datas e horários:
SALA DE TEATRO DO CLUBE ESTEFÂNIA
Quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de janeiro, das 18h00 às 21h00
Sábado, dia 14, das 10h00 às 18h00
Domingo, dia 15, das 10h00 às 17h00 + apresentação das experiências resultantes do processo às 19h00
Destinatários: Marionetistas, atores, contadores de histórias, bailarinos, encenadores, cenógrafos, músicos, artistas plásticos, estudantes de artes plásticas ou performativas e curiosos. M/16

_
Informações:
20 horas de formação + apresentação pública
No mínimo de participantes: 6
No máximo de participantes: 10
Preço: 150€
Enviar breve nota biográfica + breve partilha de intenções e expectativas para geral@escolademulheres.com
M/16
Informações e reservas (Informações e reservas 4ª a sáb. das 15h às 19h | dom. das 14h30 às 18h)
geral@escolademulheres.com / (+351) 915 039 566

_
Link para site:

www.escolademulheres.com

 

 

 

 

 


Data de publicação: 10-01-2023