Projeto Comunitário “O Tempo das Coisas” > Vouzela

cruzamento disciplinar
Projeto Comunitário “O Tempo das Coisas” > Vouzela
Binaural Nodar + Universidade Sénior de Vouzela

Todas as pessoas estão rodeadas de objetos com valor afetivo, independentemente da sua condição económica, social ou educativa. Alguns destes objetos podem ter sido transmitidos ao longo de gerações, outros foram instrumentos de trabalho ou de uso quotidiano, outros ainda são talismãs preciosos, muitas vezes resultado de encontros fortuitos. Os objetos têm, portanto, uma alma e “falam” dos seus guardiões pelo que, escutando a história de cada um desses objetos, percebemos melhor como os mesmos podem transmitir uma “aura” de proteção, uma memória acolhedora ou um símbolo do próprio sentido da vida individual e social. Em certo sentido, amar e cuidar de um objeto significa amar a própria vida, o que esta deu e poderá ainda vir a dar no futuro.

“O Tempo das Coisas” é um projeto comunitário de pesquisa sonora e fotográfica, desenvolvido com uma metodologia específica e relacionado com histórias ligadas a uma diversidade de objetos pessoais, autênticos companheiros de vida dos grupos participantes, privilegiando-se aqueles grupos que possam beneficiar de processos de valorização da sua história pessoal e, consequentemente, da sua autoestima individual e grupal.

A segunda edição de “O Tempo das Coisas” decorrerá em colaboração com a Universidade Sénior de Vouzela e compreenderá um conjunto de encontros comunitários de partilha, de registo sonoro e fotográfico, tendo como resultado final uma exposição mixed-media a anunciar oportunamente.

_
Ficha artística e técnica:
Ideia original: Luís Costa
Conceção metodológica e técnica: Luís Costa e Liliana Silva
Registos fotográficos e dispositivo holográfico: Liliana Silva
Entrevistas e registos sonoros: Andreia Mota
Desenho Gráfico: Liliana Silva
Escrita de Textos: Andreia Mota
Apoio: Direção-Geral das Artes

_
Locais, datas e horários de apresentação:
UNIVERISDADE SÉNIOR DE VOUZELA
18 Janeiro a 24 Fevereiro 2023

_
Informações sobre bilheteira:
Gratuito

_
Link para site:
https://www.binauralmedia.org

 

 

 

 

 


Data de publicação: 10-01-2023