OPEN CALL para residência artística PARTICULAR UNIVERSAL

oportunidade
OPEN CALL para residência artística PARTICULAR UNIVERSAL
Oportunidade | Residência

A OUT.RA - Associação Cultural está a aceitar candidaturas de artistas portugueses e estrangeiros que tenham interesse em desenvolver novos trabalhos (principalmente nas áreas da música e do som) sobre os temas da Identidade, Memória e Paisagem de Castro Marim. As residências decorrerão no contexto do projeto Particular Universal, entre março e julho, com uma duração de 10 a 12 dias. As propostas selecionadas receberão uma bolsa no valor de 1.500 euros e terão apoio a deslocações, alojamento e ajudas de custo, bem como suporte local e técnico durante a residência. As candidaturas estão abertas até 31 de janeiro.

PARTICULAR UNIVERSAL é um projeto centrado no Município de Castro Marim e assenta em cocriações artísticas ligadas aos temas da identidade, da memória e da paisagem do concelho. O projeto inclui a criação de dois arquivos, um sonoro e outro comunitário, que irão contribuir para a implementação de "Vozes da Memória". Inclui, ainda, diversas residências artísticas temáticas ― dirigidas a criadores portugueses e estrangeiros ― direcionadas para a produção e apresentação de obras de teatro, novas músicas e soundart.

Os métodos aplicados no projeto estão "intimamente ligados a conceitos como os de imersão, documentação, inspiração e colaboração", traduzindo-se no envolvimento direto da população local, que participa em workshops e entrevistas. Dessa colaboração resulta a produção de obras de teatro comunitário, gravações sonoras de campo, instalação, composição e apresentação acústica e eletrónica, intercâmbios e mentoria. 

PARTICULAR UNIVERSAL é um projeto da OUT.RA – Associação Cultural, desenvolvido em parceria com o Município de Castro Marim, Teatro do Vestido, Filho Único e NyMusikk. O projeto é financiado pelos EEA Grants / Programa Cultura.

O Programa Cultura é gerido pela Direção-Geral do Património Cultural em parceria com a Direção-Geral das Artes.

 

 

 


Data de publicação: 11-01-2023