LABORATÓRIO DE COISAS INÚTEIS > Inestética

artes visuais
LABORATÓRIO DE COISAS INÚTEIS > Inestética
inscrições até 27 janeiro

 © Inestética

LABORATÓRIO DE COISAS INÚTEIS Instalação / Arte pública
“O valor da arte reside na sua inutilidade” (Paul Auster)
A discussão sobre a utilidade da arte tem produzido inúmeras reflexões, que expressam visões distintas sobre a relação dos artistas, estado e sociedade nas diferentes arquitecturas de criação e difusão artística. Este laboratório de pesquisa, experimentação e criação de arte pública, destinado a jovens criadores até aos 30 anos, que desenvolvam trabalho nas áreas das artes visuais e da performance art, pretende estimular a criação e a reflexão sobre as práticas artísticas contemporâneas e a sua relação com o contexto social, político e cultural, apostando na promoção do trabalho de artistas emergentes. No decurso do laboratório serão concebidas 5 instalações “site-specific”, a apresentar no espaço público do concelho de Vila Franca de Xira.
Destinatários: Jovens criadores até aos 30 anos, que desenvolvam trabalho nas áreas das artes visuais e da performance art.
Calendarização O laboratório decorrerá de Fevereiro a Junho de 2023, com 8 sessões presenciais, iniciando-se com uma introdução à performance art e uma visita aos locais seleccionados para as instalações. Após a elaboração de uma primeira versão do projecto a conceber, seguem-se sessões de acompanhamento e desenvolvimento dos projectos (Março, Abril e Maio). O laboratório decorrerá no Palácio do Sobralinho (Vila Franca de Xira), no Rui Soares Costa Studio (Olho de Boi, Almada) e nos espaços públicos designados pelos curadores. O conjunto das 5 instalações “site-specific” será inaugurado no dia 17 de junho de 2023, em diferentes espaços públicos do concelho de Vila Franca de Xira. A inauguração de cada instalação incluirá um acto performático. As obras ficarão expostas no espaço público até 9 setembro de 2023.
Candidaturas Os artistas interessados em participar no laboratório deverão preencher formulário de candidatura online até 27 de Janeiro, disponível em https://inestetica.com/laboratorios/laboratorio-de-coisas-inuteis/

Bolsa de apoio à criação
Cada candidato seleccionado terá direito a uma bolsa de apoio à criação/produção no valor de 1.500€ (IVA incluído). Este montante inclui fee do autor, aquisição de materiais, produção, deslocações, montagem e desmontagem. As despesas de promoção, catálogo e licenças, serão asseguradas pela organização. A organização, sob proposta dos curadores, poderá deliberar não atribuir a bolsa de apoio à criação/ produção, caso o artista não respeite as normas definidas para a realização do laboratório ou não concretize o projecto proposto. Contacto producao@inestetica.com

_
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Curadoria Alexandre Lyra Leite, director artístico da Inestética
Rui Soares Costa (curador convidado), artista plástico com formação transdisciplinar entre as ciências cognitivas e as artes visuais, que será também autor de uma das instalações.
Produção Inestética – Associação Cultural de Novas Ideias
Estrutura artística financiada pela República Portuguesa – Cultura, DGArtes e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

_
LOCAIS, DATAS:
Palácio do Sobralinho, Vila Franca de Xira
Fevereiro a Junho 2023
Prazo de candidaturas: 27 Janeiro 2023 Palácio do Sobralinho, Vila Franca de Xira Fevereiro a Junho 2023

_
LINK PARA SITE:
www.inestetica.com