Fertile Futures arranca em janeiro com a 1ª Assembleia de Pensamento

Internacionalização
Fertile Futures arranca em janeiro com a 1ª Assembleia de Pensamento
Bienal de Veneza 2023 / Arquitetura

No fim-de-semana de 28 e 29 de janeiro, realizar-se-á a 1ª Assembleia de Pensamento, o evento de lançamento de Fertile Futures - a Representação Oficial Portuguesa na 18ª Exposição Internacional de Arquitectura na Bienal de Veneza 2023 -, organizada e comissariada pela Direção-Geral das Artes.

Com curadoria de Andreia Garcia e com Ana Neiva e Diogo Aguiar como curadores adjuntos, Fertile Futures problematiza estratégias de gestão, reserva e transformação de água doce, a partir de distintas hidrogeografias do território português, convocando arquitectos e arquitectas a trabalhar, em colaboração, com especialistas de outras áreas do conhecimento.

São sete as equipas e os respectivos casos em estudo exemplificativos da acção antropocêntrica sobre recursos hídricos, naturais e finitos: o impacto da Gigabateria na bacia do Tâmega (Space Transcribers + Álvaro Domingues); o incumprimento da convenção no Douro Internacional (Dulcineia Santos Studio + João Pedro Matos Fernandes); a extração mineira no Médio Tejo (Guida Marques + Érica Castanheira) ; a imposição de interesses na Albufeira do Alqueva (Oficina Pedrêz + Aurora Carapinha); a anarquia no perímetro de rega do Rio Mira (Corpo Atelier + Eglantina Monteiro); a sobrecarga das lagoas na Lagoa das Sete Cidades (Ilhéu Atelier + João Mora Porteiro) e o risco de aluviões nas Ribeiras Madeirenses (Ponto Atelier + Ana Salgueiro Rodrigues).

Realizado em parceira com a Trienal de Arquitectura, o evento kick-off de Fertile Futures realiza-se no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa, com um programa público de dois dias que junta 16 participantes nacionais e internacionais.

Nesta primeira sessão, que decorre sábado (entre as 10h20 e as 13h30 e as 15h00 e 17h30) e domingo (das 10h20 às 13h30), participam os seguintes oradores: Álvaro Domingues, Ana Salgueiro Rodrigues, Ana Tostões, Andres Lepik, Aurora Carapinha, Eglantina Monteiro, Érica Castanheira, Francisco Ferreira, João Mora Porteiro, João Pedro Matos Fernandes, Luca Astorri, Margarida Waco, Marina Otero, Patti Anahory, Pedro Gadanho e Pedro Ignacio Alonso.

No dia 28 de janeiro, começamos a primeira sessão com a curadora Andreia Garcia, seguida de apresentações por Luca Astorri, Aurora Carapinha, Pedro Gadanho, João Mora Porteiro, Margarida Waco, concluindo com um debate moderado pelo curador adjunto Diogo Aguiar.
No mesmo dia, entre as 15h e as 17h30, sessão com Patti Anahory, Eglantina Monteiro, Pedro Ignacio Alonso, Ana Salgueiro Rodrigues e Andres Lepik, seguida de debate moderado pela curadora adjunta Ana Neiva.

Dia 29 de janeiro, sessão com Álvaro Domingues, Ana Tostões, João Pedro Matos Fernandes, Marina Otero, Érica Castanheira e Francisco Ferreira, com um debate final moderado pela curadora Andreia Garcia.

As cinco assembleias de pensamento que compõem Fertile Futures são momentos de debate, sensibilização e mediação, abertos ao público e de acesso gratuito, que se realizam em diferentes locais: Lisboa, Veneza, Braga, Faro e Porto Santo.

Expandindo a existência efémera de uma representação nacional na Bienal de Veneza, Fertile Futures envolve as novas gerações no desenvolvimento de soluções para reservatórios de futuro e pretende defender, entre Portugal e Veneza, a pertinência do contributo da Arquitectura no redesenho de um amanhã descarbonizado, descolonizado e colaborativo, contribuindo, desse modo, para uma discussão que é comum e global, em resposta directa à convocatória de Lesley Lokko, curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitectura - La Biennale di Venezia 2023, que tem como título e tema “O Laboratório do Futuro”.

 

Acompanhe todas as novidades nas redes sociais do Projeto:

FACEBOOK

INSTAGRAM
 

 

 

 


Data de publicação: 23-01-2023