Concurso NOVAS ÓPERAS está com candidaturas abertas

Ópera
Concurso NOVAS ÓPERAS está com candidaturas abertas
Maratona Ópera XXI

O Operafest Lisboa apresenta a 4.ª edição do concurso português de ópera contemporânea - Maratona Ópera XXI, que aposta na criação e produção de novas óperas, em novos compositores, novos criativos, novos intérpretes para aumentar a produção e fruição da ópera dos nossos dias, e aproximá-la do público e do mundo de hoje.

O desafio desta 4ª EDIÇÃO, lançada em coprodução com MPMP, Património musical vivo, é voltar a apostar em óperas criadas de raiz, apresentadas publicamente em espetáculo e avaliadas sob esta forma final, onde a obra dá provas do seu verdadeiro esplendor.

Esta chamada é feita a compositores e libretistas para a adaptação de um conto ou novela portuguesa do século XX a escolher de lista fornecida com o regulamento de autores como Jorge de Sena, Natália Correia (por ocasião do seu centenário), entre outros, com vista à composição de uma ópera, com duração mínima de trinta minutos e máxima de uma hora, sendo selecionadas duas óperas, a apresentar em estreia absoluta. Cada projeto seleccionado na dupla compositor e libretista recebe uma bolsa até 1.500 €. À ópera vencedora será atribuído o habitual Prémio Carlos de Pontes Leça no valor de 5.000 €, supondo uma nova encomenda para edições futuras.


Consulte o Regulamento: 
https://www.operafestlisboa.com/pt/

Para receber os contos a trabalhar, contacte:
maratonaoperaXXI.operadocastelo@gmail.com

 

 

 


Data de publicação: 24-01-2023