Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade

oportunidade
Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade
candidaturas até 15 de fevereiro

Reconhecer o trabalho feito por cidades, vilas ou regiões da União Europeia na promoção da inclusão e no apoio à criação de sociedades livres de discriminação é o principal objetivo do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, lançado, pela segunda vez, pela Comissão Europeia.

O prémio abriu nas categorias "Cidades ou regiões com menos de 50 000 habitantes" e "Cidades ou regiões com mais de 50 000 habitantes". Será igualmente atribuído um Prémio especial a iniciativas referentes às pessoas LGBTIQ. 

As candidaturas, a decorrer até 15 de fevereiro de 2023, destinam-se a autoridades locais, como cidades, vilas ou regiões da UE. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia pública que terá lugar no dia 27 abril de 2023.

"Este prémio deverá reconhecer, dar visibilidade e destacar as melhores práticas de uma cidade ou região, que podem servir de fonte de inspiração para outras cidades europeias na criação de ambientes mais diversificados e inclusivos para os seus cidadãos. Procura reconhecer as melhores práticas que promovam a diversidade (em termos de sexo, idade, deficiência, identidade LGBTIQ, religião e origem étnica/racial) como fonte de riqueza e inovação, contribuindo para políticas e sistemas inclusivos, promovendo ainda um sentimento de pertença para todos os seus cidadãos".

O regulamento e o formulário de candidatura encontram-se disponíveis em eudiversity2023.eu. O contacto para esclarecimento de dúvidas é award@eudiversity2023.eu

 

 

 

Data de publicação: 25-01-2023