AI: African Intelligence, o último filme-ensaio de Manthia Diawara, apresenta-se em Berlim

Internacionalização
AI: African Intelligence, o último filme-ensaio de Manthia Diawara, apresenta-se em Berlim
com o apoio DGARTES

Imagem: Manthia Diawara, AI: African Intelligence, 2022, still de vídeo

AI: African Intelligence, o último filme-ensaio de Manthia Diawara, apresenta-se no 73.º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que decorre entre 16 e 26 de fevereiro de 2023. Produzido por Maumaus/Lumiar Cité e cofinanciado pela Direção-Geral das Artes, AI: African Intelligence explora as zonas de contacto entre os rituais africanos de possessão das aldeias piscatórias tradicionais da costa atlântica do Senegal e a emergência das novas fronteiras tecnológicas da inteligência artificial.

O filme foi selecionado para o Forum Expanded, a secção do festival que visa refletir sobre a condição do filme enquanto medium e testar os limites das convenções, bem como avançar com novas perspetivas sobre a compreensão do cinema e as novas formas com que este se relaciona com o nosso mundo.

Manthia Diawara (Mali) é Professor de Comparative Literature and Film na New York University. Para além da autoria de diversos livros sobre os cinemas africano e afroamericano, os seus ensaios em torno da arte, do cinema e da política foram publicados no The New York Times Magazine, LA Times, Libération, Mediapart e Artforum. Entre os seus trabalhos em suporte filme ou vídeo, destacam-se: A Letter from Yene (2022), Uma Ópera do Mundo (2017); Negritude, um Diálogo entre Soyinka e Senghor (2015) Édouard Glissant: Um Mundo em Relação (2010), Maison Tropicale (2008) e Rouch in Reverse (1995). AI: African Intelligence é produzido por Maumaus/Lumiar Cité e comissariado por GLUON (Bélgica), no âmbito de S+T+ARTS, iniciativa da Comissão Europeia enquadrada no programa Horizon 2020. 

Mais informações em www.maumaus.org

 

 


Data de publicação: 27-01-2023