Portugal adere à Plataforma Ibero-Americana de Dança [PID]

dança
Portugal adere à Plataforma Ibero-Americana de Dança [PID]

Dando consequência ao empenho de Portugal nos Programas de Cooperação Ibero-Americanos na área da Cultura, depois da adesão ao Iberescena (2019) e Ibermúsicas (2020), sob proposta da DGARTES, Portugal adere à Plataforma Ibero-Americana de Dança (PID). Com a missão de gerir as alianças e os projetos de integração regional e o trabalho em rede na área da Dança, a PID integra as instituições públicas do espaço Ibero-Americano na área da Dança, facilitando o intercâmbio entre as entidades culturais, os coletivos e agentes do setor, bem como os cidadãos e as instituições internacionais. Tendo como propósito encurtar distâncias, aproximando as diferentes realidades dos  artistas e técnicos da área da Dança nos espaços de ação da política cultural da Ibero-América, a presente Plataforma conta com cinco eixos de atuação: (i) potenciar a riqueza e a diversidade da dança Ibero-Americana; (ii) estimular a reflexão e o intercâmbio do conhecimento no espaço Ibero-Americano; (iii) incentivar a participação ativa do setor na construção das suas políticas públicas; (iv) identificar iniciativas e ferramentas inovadoras de estímulo e cooperação e (v) promover a articulação dos agentes da dança na Ibero-América.

A PID obteve a sua legitimidade formal em 2018, aquando da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros da Cultura, na Antigua Guatemala, onde figurou o reconhecimento do seu trabalho de enriquecimento e valorização da Dança, instando a SEGIB a potenciar o seu trabalho por via do Programa Iberescena. O representante nacional na PID será o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

Os programas de cooperação Iberescena e Ibermúsicas são operacionalizados em Portugal através da DGARTES, sendo a quota anual suportada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, IP.

 

_
Links para site e redes sociais:
SITE
FACEBOOK
INSTAGRAM

 

 

 

 


Data de publicação: 01-02-2023