MALACATE promove Oficina de Teatro aberta à comunidade

formação | alentejo
MALACATE promove Oficina de Teatro aberta à comunidade
EEA Grants | Programa Cultura

© Sónia Godinho 

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o projeto MALACATE, da Cepa Torta, organiza uma Oficina de Teatro orientada pelo encenador Miguel Maia, no Cineteatro da Mina de São Domingos, em Mértola, aberta a toda a comunidade interessada nas artes de palco. A oficina conta com a participação da equipa artística do espetáculo Caixa de Perguntas.

"Teatro - esta é uma palavra que impõe respeito. Mas na verdade quando estamos em cima do palco é tudo muito diferente. Miguel Maia, em conjunto com a equipa artística responsável pelo espetáculo “Caixa de Perguntas”, irá dirigir uma oficina de teatro aberta a todas as pessoas que residam na Mina de S. Domingos e no restante concelho de Mértola, e que tenham histórias para contar ou vontade de ouvir as histórias dos outros.

O teatro não é mais que um jogo - um jogo com regras que vão mudando com os tempos, mas essencialmente com as nossas vontades. É o jogo de estarmos de frente uns para os outros e de contarmos histórias - que podem ser as nossas ou as de outros. De outros tempos e lugares ou dos nossos tempos e dos nossos lugares. Com esta oficina de teatro teremos a oportunidade de ver como só o nosso corpo em pé, perante um público, já conta uma história. Então se o movermos e dissermos algumas palavras, quem sabe o que acontecerá? O palco é o limite".


Oficina de Teatro 
18 e 19 de fevereiro, Cineteatro, Mina de São Domingos


Achada do Gamo > Residência Artística: 13 de fevereiro a 22 maio 2023
Apresentação do espetáculo: 8 a 11 de junho 2023, ao ar livre, junto ao Cais do Minério


MALACATE é um projeto de intervenção artística na Mina de S. Domingos que decorre até junho de 2023, convidando a população da localidade a juntar-se a artistas portugueses e estrangeiros para a criação de obras de arte nas áreas de dança, arte pública, teatro e artes plásticas, relacionadas com a Mina de S. Domingos e com quem a habita. "Um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste".


MAIS INFORMAÇÕES

www.malacate.pt

 

 

 


Data de publicação: 17-02-2023