Mais de 2200 iniciativas artísticas na Ação Cultural Externa 2023

Internacionalização
Mais de 2200 iniciativas artísticas na Ação Cultural Externa 2023
Internacionalização

© António Pedro Santos / Lusa

Os ministros Pedro Adão e Silva e João Gomes Cravinho apresentaram esta semana (13 de março), no Palácio Nacional da Ajuda, as perspetivas do programa da Ação Cultural Externa para 2023 e o balanço da programação decorrida em 2022.

São 3673 as iniciativas previstas para este ano no âmbito da promoção da internacionalização da arte, da cultura e da língua portuguesas, em cerca de 100 países nos cinco continentes. Em 2022 foram realizadas 2567 iniciativas em 89 países, tendo-se destacado as artes performativas e o cinema e audiovisual.

Para este ano, a DGARTES regista mais de 2230 iniciativas a realizar maioritariamente na Europa (1495), América (480) e África (222). Em termos de países, Espanha (598), Brasil (324) e Cabo Verde (80) são os que apresentam maior número de iniciativas inscritas.

É nos domínios do Cruzamento Disciplinar (743), Teatro (530) e Música (528) que se regista a maior incidência de registos, sendo o Programa de Apoio Sustentado o que apresenta mais iniciativas, com um total de 2157 registos.

Destacam-se, entre muitos, os projetos que asseguram as Representações Oficiais Portuguesas na Bienal de Arquitetura de Veneza e na Quadrienal de Praga, e o Programa de Apoio à Internacionalização, que promove na presente edição a dinamização de projetos que reforcem o encontro de expressões comuns referentes às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril; ao V Centenário do Estabelecimento de Relações Diplomáticas entre Portugal e a Etiópia; aos 480 anos da chegada dos primeiros portugueses ao Japão; e aos 30 anos de Relações entre Portugal e a República da Moldova.

A DGARTES mantém, assim, o seu posicionamento quanto à internacionalização das artes como um eixo primordial de atuação para a divulgação e reconhecimento da cultura portuguesa, dos seus criadores e artistas, e como uma ferramenta de reflexão e construção democrática.

Esta aposta na internacionalização reflete-se, ainda, através dos programas de cooperação Ibero-Americanos de que a DGARTES faz parte, e que promovem a circulação de artistas no espaço Ibero-Americano e o intercâmbio artístico entre os 17 países-membros.

Consulte aqui a apresentação ACE 2023.

Assista, aqui, à sessão de balanço da Ação Cultural Externa 2022.