Exposição de Alejandro Cesarco inaugura em Espanha

Internacionalização
Exposição de Alejandro Cesarco inaugura em Espanha
Internacionalização

Alejandro Cesarco, Figuratively, 2021, still de vídeo

Artium Museoa, Museum of Contemporary Art of the Basque Country, apresenta, entre 24 de março e 24 de setembro, a exposição Other Recent Examples da autoria de Alejandro Cesarco, em coprodução com Maumaus/Lumiar Cité, onde será apresentada no outono de 2023.

A exposição reúne trabalhos numa variedade de suportes – fotografia, vídeo e texto – que se propõem refletir sobre a construção e a experiência da aprendizagem, bem como sobre os processos associados à memória, à perceção e à linguagem. Entre as obras apresentadas encontra-se “Index (An Educator)”, parte de uma série iniciada em 2000 e que partilha o mesmo título, que sugere o interesse de Cesarco na elaboração de índices de livros imaginários. Parafraseando o artista, estes índices são concebidos como «formas de escrita que, por sua vez, constituem arquivos de leituras», e resultam do seu interesse em classificações, registos, taxonomias e processos de construção e preservação da memória.

Em Other Recent Examples, Alejandro Cesarco explora os usos e as funções da pedagogia e da literacia, para além das relações que se estabelecem entre a língua materna, o bilinguismo e o complicado ecossistema que produz este estado de intermediação. 

Alejandro Cesarco (Montevideu, Uruguai, 1975) vive e trabalha em Madrid. Cesarco é o diretor de Art Resources Transfer, organização sem fins lucrativos focada em projetos com menos visibilidade ou negligenciados no universo da arte contemporânea. A sua obra foi apresentada em museus e outras instituições internacionais, incluindo: Kunstinstituut Melly, (Roterdão, 2019); The Renaissance Society (Chicago, 2017); SculptureCenter (Nova Iorque, 2017); Midway Contemporary Art (Minneapolis, 2015); e Kunsthalle Zürich (2013). Cesarco foi responsável pela curadoria de exposições no âmbito da Bienal de São Paulo (2018) e da ARCO (Madrid, 2020), entre outros eventos.

_
Locais, datas e horários 
Artium Museoa, Museum of Contemporary Art of the Basque Country
24.03. – 24.09.2023 | Exposição
Terça a Sexta: 11h00 às 14h00, 17h00 às 20h00
Sábados e Domingos: 11h00 às 20h00

Artium Museoa
Museum of Contemporary Art of The Basque Country
Calle Francia, 24. Vitoria-Gasteiz, 01002 Araba. País Basco, Espanha

_
Link para site:
www.maumaus.org

 

 

__________
A Maumaus/Lumiar Cité é apoiada pela DGARTES

 

 

 

 

 


Data de publicação: 21-03-2023