METADE DOS MINUTOS é revelado nas próximas semanas

cenografia
METADE DOS MINUTOS é revelado nas próximas semanas
Quadrienal de Praga 2023 > 7 a 8 junho

Pormenor de uma fotografia de Bruno Simão

Ao longo das próximas semanas Angela Dos Santos Rocha revela um pouco do trabalho que será apresentado em Praga em junho.

METADE DOS MINUTOS, a instalação artística desenvolvida pela artista Angela Dos Santos Rocha, coloca o visitante na boca de cena, como participante ativo e decisor. Na visão de Futuro pós-pandemia que propõe, METADE DOS MINUTOS apresenta de forma imersiva a reivindicação do Presente espacial e temporal.O núcleo da proposta incide na sua dimensão táctil, hoje cada vez mais desvalorizada e banalizada na função de mera ativadora de ecrãs. Essa reconexão com a experiência do toque será feita através de texturas exploradas de forma saturada, articulando uma realidade de excessos visuais que pretende reanimar a nossa sensibilidade táctil num diálogo matéria-corpo-mente. As texturas invadem e absorvem os elementos do espaço, desenvolvendo uma organicidade viva que reage ao movimento do visitante. Num esforço de sinergia e de criação de um futuro plural, METADE DOS MINUTOS integra ainda obras de autoria dos artistas plásticos Diogo Costa e Telma Pais de Faria, criadas especificamente para este contexto.

***
TACTO
tac·to |át| ou |áct|
nome masculino
(latim tactus, -us, de toque)

Do domínio da sensibilidade cutânea. Sentido que nos permite, através do corpo, conhecer e perceber as características físicas de algo ou alguém.
Sentimento delicado de cuidado, de nuances e de conveniência perante outros.

(Definição de tacto de @umanticomputadorsentimental)

___

Comissariado e Financiado pela Direção-Geral das Artes,
METADE DOS MINUTOS, representação oficial portuguesa, integrará a exposição “Países e Regiões” da Prague Quadrennial 2023.
 

Fiquem atentos às partilhas nas redes sociais do projeto!

_

A Quadrienal de Praga, que irá decorrer de 7 a 18 de junho de 2023, em Praga, na República Checa é, atualmente, a mais importante mostra internacional nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral. A enorme diversidade de iniciativas conceptualizadas a partir de diferentes critérios curatoriais é uma das características desta mostra, que privilegia a experimentação artística e o cruzamento entre disciplinas, abrangendo também propostas nas áreas da performance, dança, teatro, teatro de marionetas, ópera, entre outras.