Particular Universal promove Workshop de Produção de Mapas Sonoros

cruzamento disciplinar
Particular Universal promove Workshop de Produção de Mapas Sonoros
Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos

A OUT.RA - Associação Cultural realiza, este sábado, dia 22 de abril, às 15h, no Moinho das Pernadas, em Odeleite (Castro Marim), um workshop de produção de mapas sonoros com Jiska Huizing, artista musical natural dos Países Baixos, atualmente em residência artística em Castro Marim. A participação é gratuita. 

A iniciativa decorre no contexto do projeto Particular Universal, que desde 2021 tem desenvolvido atividades de co-criação artística ligadas aos temas da identidade, da memória e da paisagem sonora de Castro Marim. O projeto inclui "a criação de um arquivo sonoro e diversas residências artísticas temáticas dirigidas a criadores portugueses, noruegueses e internacionais". 

Jiska Huizing reside e trabalha em Oslo, Noruega. "A sua prática artística desenvolve-se numa reflexão sobre as muitas realidades que coexistem no mundo, na sua relatividade e constante mudança. Trabalhando os meios do som, fotografia, escrita, desenho e dando particular atenção à caminhada enquanto conceito e método, cria peças impregnadas de um sentido de procura e de deambulação, questionando a nossa percepção do que nos rodeia. Atualmente, Huizing encontra-se a desenvolver um audiolivro de artista, focado no nosso sentido de orientação - e é com este projeto em mente que se concentrará, durante a sua residência artística em Castro Marim, nas relações entre lugares, na forma como interagem e ressoam uns com os outros; utilizando as caminhadas e as gravações sonoras como método de trabalho, visitará diversos espaços e lugares de e em volta de Castro Marim. 

O projeto Particular Universal é financiado pelos EEA Grants através do Programa Cultura, promovido pela Direção-Geral do Património Cultural em parceria com a Direção-Geral das Artes. 

 

 

 


Data de publicação: 19-04-2023