Programa SABER FAZER participa nas Comemorações do 25 de Abril

apoio às artes
Programa SABER FAZER participa nas Comemorações do 25 de Abril

©DGARTES/VASCO CÉLIO-STILLS/2022

O Programa Nacional Saber Fazer, com implementação da responsabilidade da DGARTES, estará presente nas Comemorações do 25 de Abril que ocorrerão no Jardim do Palacete de São Bento, entre as 15h e as 18h.

Esta participação materializa-se nas Oficinas Abertas SABER FAZER, que são oficinas de experimentação, com o objetivo de proporcionar junto do público o contacto com alguns materiais e técnicas com expressão ancestral em Portugal, numa ação de sensibilização para a atualidade da produção artesanal e os seus benefícios ambientais. Para além das Oficinas, será apresentada a Instalação artística Liberdade: Passado Presente Futuro, dinamizada pelos alunos e professores da turma 11.º F, do curso de cerâmica da Escola Artística António Arroio, com a participação da artesã Cristina Fonseca, autora das estruturas vegetais. Esta criação será constituída por 3 momentos que visam explorar o passado, o presente e o futuro da liberdade, através de atividades participativas utilizando elementos cerâmicos. Através deste projeto, o público será convidado a participar, explorando de forma artística as vivências que marcam esta celebração e as suas múltiplas relações com a Liberdade.

O Programa Saber Fazer surge no âmbito da Estratégia Nacional para as Artes e Ofícios Tradicionais de 2021-2025, assenta em quatro desígnios - preservação, formação profissional, capacitação e promoção - e pretende afirmar a produção artesanal tradicional como um setor dinâmico, inovador e sustentável, que contribui ativamente para a riqueza e diversidade do património cultural e para o desenvolvimento socioeconómico do País e é financiado através do Investimento “RE-C04-i02 – Património Cultural” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e consiste na implementação da medida “C04-i02-m03 – Implementação do Programa Saber Fazer.

 


OFICINAS ABERTAS SABER FAZER [15h e as 18h]

Do Cardar ao Fiar

Aprendizagem do processo da cardação e fiação manual de lã de ovelha utilizando fuso suspenso. Cada participante levará consigo a maçaroca que fiar.
Com Fátima Gavinho
 

Iniciação à Tecelagem

Experimentação de um tear de baixo liço e simultaneamente da tecelagem de um marcador de livros em tear de cartão que cada participante levará consigo.
Com Marta Almeida
 

Vassourinhas de Palma

Execução de uma vassourinha com folhas de palma previamente ripadas, experimentando a técnica da “baracinha” (corda), ao mesmo tempo que se conhece um pouco sobre os usos da palma como elemento da cultura algarvia.
Com Vanessa Flórido (Projeto TASA)

Cravos de abril em tabua

Utilizando técnicas simples de cestaria, o público será convidado a fazer um cravo a partir da tabua (typha latifolia), uma planta de ribeiras e zonas húmidas.
Com Cristina Fonseca

 

 

_
Site das Comemorações do 25 de Abril

 

 


Data de publicação: 21-04-2023