18 projetos artísticos vão receber Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa

apoio às artes
18 projetos artísticos vão receber Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa
Apoio às Artes

PARALLEL – European Photo Based Platform (Procurarte) . Foto: Exposição "Parallel Review Lisboa" (Mercado de Santa Clara, 2018)

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) divulgou hoje os resultados do “Programa de Apoio a Projetos - Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa”, que visa potenciar a participação de entidades portuguesas coordenadoras ou parceiras de candidaturas já selecionadas pelo Programa Europa Criativa, permitindo, assim, assegurar parte do autofinanciamento exigido e aprovado pelas linhas de financiamento nas vertentes “Cultura” e “Transetorial”.

Com uma verba total de 450.000 euros, a DGARTES apoia 18 projetos: 10 na área de música, 4 de cruzamento disciplinar, 2 de artes plásticas, 1 de teatro e 1 de novos media. Os projetos serão executados até 31 de dezembro de 2024. Dos 18 projetos apoiados, 15 estão inscritos na vertente “Cultura” ― que inclui projetos de cooperação europeia e plataformas europeias ― e 3 na vertente transetorial "Ação Creative Innovation Lab", sendo 4 liderados por entidades portuguesas, que coordenam, e 14 contam com entidades portuguesas como parceiras.

Com este apoio complementar plurianual, a DGARTES pretende dinamizar a internacionalização das artes e da cultura portuguesa através da cooperação com outros países e do fomento da presença de projetos internacionais em Portugal. Pretende-se, ainda, incentivar a articulação das artes com outras áreas setoriais, incentivar projetos emergentes e valorizar a experimentação artística.

Resultados do Programa de Apoio a Projetos - Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa 

 

 

 


Data de publicação: 04-05-2023