Teatro Gíria promove conferência sobre ação humanitária e apoio a pessoas refugiadas

conferências
Teatro Gíria promove conferência sobre ação humanitária e apoio a pessoas refugiadas
13 maio | Estoril

O Teatro Gíria promove a Conferência “Caminhos para a Integração”, no dia 13 de maio, das 15h às 18h,  no Auditório da Academia das Artes do Estoril. A iniciativa integra o primeiro momento do projeto FREE, relacionado com a temática de pessoas refugiadas e do resgate marítimo no mediterrâneo, a estrear no dia 18 de maio, no Teatro Municipal Mirita Casimiro (TEC), com o apoio da Direção-Geral das Artes. 

Com moderação de Manuel Ruiz, a conferência contará com a participação dos convidados Miguel Duarte e Seán Binder (Voluntários e Ativistas), Vasco Malta (Representante da Organização Internacional para as migrações), Francisco Kreye (vereador das relações internacionais da Câmara Municipal de Cascais), Catarina Bento (CRESCER), Liliana Souza (JRS), Isabel Galvão (Grupo de Teatro Amador do Conselho Português para os Refugiados) e Ricardo Carvalho (Social Innovation Sports). A conferência irá ainda contar com as participações do Projeto ComParte e de pessoas refugiadas, que partilharão o seu testemunho.

Destaque para a participação, como mediador, de Manuel Ruiz, jovem de 19 anos que, após terminar o curso na Escola Profissional de Teatro de Cascais, foi voluntário no campo de refugiados Vial na ilha de Chios, na Grécia. Atualmente, colabora com os Serviços Educativos da Amnistia Internacional Portugal e do coletivo HuBB na dinamização de projetos artísticos de inclusão social.

Caminhos para a Integração surge "da necessidade de dar um maior relevo a questões relacionadas com a crise migratória que tem atingido a Europa nos últimos anos; a (in)suficiência das medidas adoptadas; discutir possíveis soluções para o problema; e dar voz a diversos intervenientes que têm procurado desenvolver o trabalho de clarificar esta temática junto da população, bem como a pessoas refugiadas a viver em Portugal".

A conferência dividir-se-á em duas partes: uma primeira onde serão discutidas as cotas, a criminalização do resgate marítimo no mediterrâneo, os acordos internacionais com a União Europeia e a transição das políticas migratórias. Ainda no final da primeira parte, será feita uma apresentação do panorama atual de integração em Portugal, no qual se falará de racismo, dos Programas de acolhimento em Portugal e do contexto português face à União Europeia. Na segunda parte do evento, convidaremos pessoas refugiadas a partilharem a sua experiência de integração em Portugal e as falhas que identificam neste processo, e será dada voz a projectos desenvolvidos por e/ou para pessoas refugiadas em Portugal.

A entrada é livre.
 


MAIS INFORMAÇÕES

www.teatrogiria.pt

 

 


Data de publicação: 10-05-2023