"Carbono", de Bruno Duarte, é apresentado este mês no Wachsfabrik Art Center (Alemanha)

Internacionalização
"Carbono", de Bruno Duarte, é apresentado este mês no Wachsfabrik Art Center (Alemanha)
Internacional | Alemanha

A Companhia de Dança de Almada apresenta o novo trabalho de Bruno Duarte, "Carbono" (work in progress), no Wachsfabrik Art Center (Colónia, Alemanha), no dia 21 de maio, às 15h (hora local), com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Neste novo trabalho, Bruno Duarte propõe-se cruzar o seu universo coreográfico com o domínio artístico de outro criador, tomando como base concetual o trabalho do artista multidisciplinar Horácio Frutuoso (1991). 

“Carbono” explora a ideia da tradução como um processo não apenas técnico mas criativo e, de certa forma, transformativo – a expressão americana “lost in translation” ilustra-o bem. Ao criar para um espaço não convencional, real, palpável, diferente do espaço descaracterizado que é o palco tradicional, procura expandir-se este conceito para a espacialidade e questionar a ideia da efemeridade da dança, perguntando: poderá a dança deixar rasto?

“Carbono” conta com as interpretações de Bruno Duarte, Lúcia Salgueiro e Raquel Tavares.

Bruno Duarte é mestre em Ensino de Dança e licenciado em Dança pela Escola Superior de Dança. Foi bailarino e performer no Grupo Experimental de Dança (2011/2) e no Quorum Ballet (2013). Integra a Companhia de Dança de Almada desde 2013. Foi coprodutor e intérprete nos videodança “P48” (2012), apresentado na 20.ª Quinzena de Dança de Almada, e "5" (2013), apresentado nos festivais Caldas Late Night (Portugal), L'art difficile de filmer la danse (Bélgica) e InShadow (Portugal), no qual ganhou o prémio de melhor videodança em concurso - escolha do público. Como criador, apresentou as peças “Metamorfose” (2011/2), para a Culturgest, numa parceria com a ESD, “someone else ago” (2013), para o programa BOXNOVA do Centro Cultural de Belém, “L’Veltro” (2016), em cocriação com Elson Marlon Ferreira, “Blömma” (2021) para a Estufa, e com a Companhia de Dança de Almada, "Riot" (2014), "Gaveston" (2016), “Fobos” (2017), “A Invenção da Resposta” (2018), em cocriação com Luís Malaquias, “SubRosa” (2018), “Inverno” (2019), “Noir” e “A Quiet Moment” (2020). Nesta companhia, é ainda autor do projeto Laboratório Coreográfico Itinerante, para o qual criou "Dentro do Abraço" (2016) e “SCENA” (2022). Participou em workshops e seminários de Mikael Fau e Pauline Journé (França), João da Silva (Brasil), Siri Dybwik (Noruega), Jack Gallagher (EUA) e David Zambrano (Venezuela), entre outros. Como coreógrafo e professor de dança integrou os projetos europeus CLASH! (2019/21) e Up2DANCE (2020/21). Lecionou workshops em locais como o Beijing Dance Theatre (China), Giro8 Companhia de Dança (Brasil), FreeDance (Croácia), DNA (Portugal), entre outros. É professor convidado da Escola Superior de Dança (2016 e 2019), professor na Ca.DA Escola, e coreógrafo convidado no Projecto Quórum. Foi distinguido com o prémio Almada Artes - Jovem Talento, do Concurso Jovens Talentos 2019, promovido pela Câmara Municipal de Almada.


MAIS INFORMAÇÕES
 
https://cdanca-almada.pt/

 

 

 


Data de publicação: 18-05-2023