80 projetos vão circular por 39 países com o apoio da DGARTES

Internacionalização
80 projetos vão circular por 39 países com o apoio da DGARTES
Internacionalização

"Pas d'agitation", da Companhia Olga Roriz (apresentada em Paris, no Le Carreau du Temple, com o apoio da Direção-Geral das Artes) . © Francisco Cardoso 

Já são conhecidos os resultados da edição de 2022 do Apoio a Projetos – Internacionalização. É proposto apoio financeiro a 80 projetos artísticos, estando prevista a realização de atividades em 39 países, com destaque para o Brasil (28 projetos), Espanha (21), Cabo Verde (10), França (7), Alemanha (6) e Japão (3).

Destaca-se a predominância das áreas da música (28 projetos) e do teatro (26), a que se seguem as áreas do cruzamento disciplinar (11), dança (9) e artes plásticas (3), e, com menor expressão, as artes de rua (1), novos media (1) e ópera (1).

Este programa tem como principal objetivo dinamizar a internacionalização das artes e da cultura portuguesa, apoiando o desenvolvimento e circulação internacional de obras e projetos e contemplando, também, ações de intercâmbio, integração em redes internacionais e o acolhimento de promotores em contexto de programação no estrangeiro.

Nesta edição do Programa de Apoio a Projetos – Internacionalização, foram estabelecidos como objetivos estratégicos: a dinamização da internacionalização das artes e da cultura portuguesa em Espanha ou nos países da CPLP, em linha com as opções estratégicas da política externa portuguesa, que privilegiam o fortalecimento das relações com os países mais próximos, e com países de língua portuguesa, com destaque para as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e a dinamização da internacionalização das artes e da cultura portuguesa nos eventos de âmbito bilateral/regional inscritos nas linhas de orientação estratégica da Ação Cultural Externa para 2023: V Centenário do Estabelecimento de Relações Diplomáticas entre Portugal e a Etiópia; 480 anos da chegada dos primeiros portugueses ao Japão; 30 anos de Relações entre Portugal e a República da Moldova.

O aumento da dotação financeira deste concurso face à edição de 2021 – que passa de 720 mil euros para 900 mil euros – permitirá apoiar mais nove projetos. É ainda de referir o expressivo número de projetos admitidos a concurso (176), propostos por 167 entidades, que foram avaliados por uma comissão de apreciação composta pelos técnicos superiores da Direção-Geral das Artes Paulo Carretas e Marcelo Gouveia, e pelos especialistas António Caldeira Pires e Nancy Dantas. 

 

 


Data de publicação: 23-05-2023