Pavilhão de Portugal recebe mais de 2500 visitantes nos primeiros dias

Internacionalização
Pavilhão de Portugal recebe mais de 2500 visitantes nos primeiros dias
Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

©Raul Betti

A Representação Oficial Portuguesa na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza abriu as portas ao público no passado sábado e já contou com a visita de mais de duas mil e quinhentas pessoas, entre as quais profissionais da área, estudantes e investigadores, galeristas, jornalistas, famílias e público em geral, vindas de todo o mundo.

O Pavilhão de Portugal, representado pelo projeto Fertile Futures, recebe os visitantes com uma tina de água com 14 metros, a partir da qual se descobrem as sete salas onde cada equipa de projeto, convidada pelos curadores Andreia Garcia, Ana Neiva e Diogo Aguiar, trabalhou um espaço centrado em sete hidrogeografias distintas. Os jovens arquitetos de cada uma destas equipas, em colaboração com especialistas de outras disciplinas, focaram-se nos recursos hídricos em Portugal fortemente impactados pela intervenção humana e seus efeitos e apresentam, nas suas instalações, perguntas que permitem pensar o futuro.

Os projetos e as respetivas equipas são:

1. Bacia do Tâmega - Space Transcribers 
2. Douro Internacional - Dulcineia Santos Studio 
3. Médio Tejo - Guida Marques 
4. Albufeira do Alqueiva - Oficina Pedrêz
5. Perímetro de Rega do Rio Mira - Corpo Atelier 
6. Lagoa das Sete Cidades - Ilhéu Atelier
7. Ribeiras Madeirenses - Ponto Atelier 
 

Portugal destaca-se nesta Exposição Internacional não só através deste expressivo número de visitantes ao seu Pavilhão em tão poucos dias, mas também pelas inúmeras notícias que tem saído na imprensa nacional e internacional dando especial visibilidade ao projeto FERTILE FUTURES. A inauguração do Pavilhão ocorreu na passada sexta-feira e contou com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

 

___
A exposição estará aberta ao público até 26 de novembro de 2023.
Horário: terça a domingo, 10:00 — 18:00
A Representação Oficial Portuguesa é comissariada pela Direção-Geral das Artes.

 

VISITE-NOS no Palazzo Franchetti, em Veneza.

 

 

 

 


Data de publicação: 26-05-2023