Portugal na Quadrienal de Praga 2023

cenografia
Portugal na Quadrienal de Praga 2023
7 a 18 de junho

A representação portuguesa na Quadrienal de Praga está em contagem decrescente para a abertura da 15ª edição daquela que é a mais importante mostra internacional nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral.

Na qualidade de comissária da representação oficial portuguesa na 15.ª Quadrienal de Praga, a Direção-Geral das Artes (DGARTES) apresenta os seguintes projetos nas secções “Países e Regiões”, "Estudantes” e “Fragmentos II”:

//
A instalação artística METADE DOS MINUTOS, da cenógrafa Ângela Rocha, vai representar oficialmente Portugal na exposição “Países e Regiões”. Na sua proposta curatorial, Ângela Rocha dá prioridade ao lugar do visitante como agente ativo e decisor. Na visão de Futuro pós-pandemia, que propõe, apresenta de forma imersiva a reivindicação do Presente espacial e temporal.
METADE DOS MINUTOS integra ainda obras da autoria dos artistas plásticos Diogo Costa e Telma Pais de Faria, criadas especificamente para este contexto.
Como complemento a este projeto, Ângela Rocha propõe ainda MIRABOLANTE, uma atividade que aprofunda a dimensão representativa do país – com todas as “visões raras” que nele podem caber, através de recolhas feitas por bibliotecas de todo o país, em colaboração com a DGLAB.

//
O projeto “HODO: The Resting Assembly”, com curadoria da APCEN, leva a Praga um conjunto de estudantes de cenografia em Portugal, como resposta ao desafio “RARE Stories of Unique Places” da secção Estudantes” da PQ23, que convida os participantes a elaborar exposições (ou espaços experienciais imersivos), inspirados na sua cultura, identidade, e em conhecimentos locais, ideias, materiais e abordagens artísticas ligadas às comunidades.

// 
Rita Lopes Alves apresenta "1:20", projeto com curadoria de Ângela Rocha, como resposta ao tema "Fragmentos II", sobre os materiais que ficam após o processo efémero intrínseco na arte teatral. A artista apresenta um fragmento real da sua bancada de trabalho, o maior testemunho da sua obra cenográfica, incluindo também pequenos elementos que dão pistas sobre o processo humano e de trabalho que foi criando ao longo da sua carreira.

A Quadrienal de Praga, que iá decorrer de 7 a 18 de junho de 2023, no Mercado de HoleŠovice, apresenta uma enorme diversidade de iniciativas conceptualizadas a partir de diferentes critérios curatoriais, privilegiando a experimentação artística e o cruzamento entre disciplinas, e abrangendo também propostas nas áreas da performance, dança, teatro, teatro de marionetas, ópera, entre outras.

No próximo dia 1 de junho, em Lisboa, a DGARTES organizará a conferência de imprensa de aprresentação dos 3 projetos que compõem esta presença portuguesa na Quadrienal de Praga.

Saiba mais sobre a Representação Portuguesa em Praga aqui.
 

Imagem: © Bruno Simão

 

 


Data de publicação: 25-05-2023