Portugal adere ao programa IberOrquestras Juvenis

Cooperação Ibero-Americana
Portugal adere ao programa IberOrquestras Juvenis
DGARTES reforça posicionamento no contexto da Cooperação Ibero-Americana

O programa Iberorquestras Juvenis é o mais recente PIPA (Programas, iniciativas e projetos adstritos da cooperação Ibero-Americana) a formalizar a adesão de Portugal.

Operacionalizado pela DGARTES - sendo o Diretor-Geral das Artes o representante nacional no Conselho Intergovernamental -, integram o Iberorquestras Juvenis a Argentina, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá e Uruguai. Portugal é o primeiro país de língua portuguesa a aderir a este programa de cooperação Ibero-Americana.

O Iberorquestras Juvenis é um programa de cooperação técnica e financeira que, desde 2018, visa incentivar, apoiar e contribuir para o desenho e implementação da prática musical em crianças, adolescentes e jovens como instrumento de formação em valores e fortalecimento do Espaço Cultural Ibero-Americano, em torno de dois eixos de atuação: a realização de projetos e iniciativas comuns, transversais a todos os países aderentes; e projetos bilaterais e multilaterais realizados entre países-membros.

Esta adesão vem reforçar as relações que Portugal tem vindo a estabelecer com os países do Espaço da América Latina que integram os programas de cooperação Ibero-Americana, através, nomeadamente, do Ibercena, do Ibermúsicas, e também da Plataforma Ibero-Americana de Dança, robustecendo as oportunidades de financiamento, a oferta artística nos respetivos domínios, a promoção da língua portuguesa e a dinamização de novas oportunidades de cooperação com Espanha e, tanto quanto possível, com os países africanos de expressão portuguesa.

Saiba mais sobre o Programa IberOrquestras Juvenis aqui.

 


Data de publicação: 30-05-2023