Abertura da representação oficial portuguesa na 15ª Quadrienal de Praga

cenografia
Abertura da representação oficial portuguesa na 15ª Quadrienal de Praga
7 a 18 junho

Abriu ao público, esta tarde - 7 de junho - a 15.ª Quadrienal de Praga (PQ23) – Prague Quadrennial of Performance Design and Space

A representação oficial portuguesa, comissariada pela Direção-Geral das Artes, levou a Praga o projeto “Metade dos Minutos” de Ângela Rocha, selecionado por concurso limitado e que propõe, na secção “Países e Regiões”, uma visão de Futuro pós-pandemia, uma experiência imersiva e a reivindicação do Presente espacial e temporal, incidindo na dimensão táctil e priorizando o visitante como agente ativo e decisor. 

Integrada no projeto foi também apresentada a atividade paralela “Mirabolante”, um projeto participativo que reuniu “visões raras de futuro” a serem oferecidas aos visitantes em Praga. 

Na secção “Fragmentos II”, foi apresentada a peça de Rita Lopes Alves, também com curadoria de Ângela Rocha.

Para representar Portugal na secção “Estudantes”, a DGARTES convidou a APCEN - Associação Portuguesa de Cenografia a apresentar proposta curatorial, sendo desenvolvido o projeto “Hodo: The Resting Assembly” elaborado conjuntamente por estudantes oriundos de diferentes cidades e regiões do território nacional, valorizando o trabalho e a reflexão partilhados, e o envolvimento das instituições de ensino superior artístico em Portugal. Para apresentar o projeto em Praga estarão oito dos estudantes finalistas do projeto.

A Quadrienal de Praga irá decorrer de 7 a 18 de junho de 2023, em vários espaços da cidade de Praga, na República Checa. Os projetos selecionados enquadram-se conceptualmente no tema proposto pela PQ23: “RARE Visions”, que convida a imaginar, visualizar, ou até mesmo criar, visões raras do futuro, que nos aproximem, toquem profundamente os nossos corações e abram perspetivas de mudança. 

Mais informação: Portugal na PQ23

 

A Direção-Geral das Artes está em Praga a acompanhar os projetos e equipas que representam oficialmente Portugal na PQ23. Acompanhem-nos também no Facebook e Instagram .

 

 

 

 


Data de publicação: 07-06-2023