Arquitetura Portuguesa em destaque no Center for Architecture de Nova Iorque, em outubro de 2023

arquitetura
Arquitetura Portuguesa em destaque no Center for Architecture de Nova Iorque, em outubro de 2023
Acordo de Cooperação Internacional

Center for Architecture, Nova Iorque

A DGARTES celebrou um Acordo de Cooperação Internacional com o Center for Architecture de Nova Iorque, para a realização da exposição  “Generation Proxima: Emerging Environmental Practices in Portuguese Architecture”, a decorrer em outubro de 2023, sob curadoria do Arq. Pedro Gadanho.

O Acordo de Cooperação inscreve-se numa estratégia de estreitamento de relações entre organismos e instituições de Portugal e dos EUA. Com uma forte ligação à comunidade e aos profissionais da área da Arquitetura, é assim reforçado o compromisso de promover a Exposição Generation Proxima junto dos meios especializados, na envolvência de Manhattan, nos canais digitais do Centro, que contam com mais de 85.000 seguidores.

A exposição incidirá sobre abordagens e práticas arquiteturais inovadoras em termos de sustentabilidade, nos domínios da conceção e das técnicas de construção, em estreita ligação com os princípios subjacentes à comunidade, apelando, desta forma, ao empenho social na perspetiva de uma construção ecologicamente orientada e consciente da escassez de recursos.

Os sete ateliers envolvidos no projeto expositivo são: Artéria, Coletivo Warehouse, Gorvell, Nuno Pimenta, Oficina de Arquitetura Pedrez, OODA e Ponto Atelier.

É de ressalvar, nesta iniciativa e no acordo que a sustenta, a relevância do contexto de acolhimento propiciado pelo Center For Architecture de Nova Iorque e o seu papel na promoção da Arquitetura e de práticas sustentáveis de trabalho, consubstanciados na sua ligação ao setor profissional e à Academia. Salientar, ainda, o lugar das relações com os EUA no âmbito da política externa portuguesa e a sua importância enquanto palco privilegiado para a projeção e afirmação internacional da arte e da cultura portuguesa.

 

 

 

 

 


Data de publicação: 20-07-2023