Ensemble mexicano Ónix dedica álbum à obra de João Pedro Oliveira

Cooperação Ibero-Americana
Ensemble mexicano Ónix dedica álbum à obra de João Pedro Oliveira
Programa Ibermúsicas

Timshel, The Freedom of Choice” (Música para solistas, ensemble e eletrónica) é a mais recente produção do Ónix, Música Contemporânea, ensemble mexicano dirigido por Alejandro Escuer. O álbum é inteiramente dedicado à obra do músico português João Pedro Oliveira.

As obras de João Pedro Oliveira "denotam não só uma excecional originalidade e organicidade entre instrumentos e música eletroacústica, mas são também uma demonstração irrefutável do equilíbrio entre o domínio da tradição instrumental clássica e a inovação no que respeita à utilização de novas tecnologias sonoras e visuais". A sua música "é uma metáfora da natureza, funciona como uma viagem hipnótica de realidades imaginadas, que aludem ao fluxo da água, do ar e do fogo".

"A discografia de Onyx é uma radiografia sónica das suas etapas e realizações, tanto em termos de escolha de repertório, como a nível interpretativo e artístico em geral. Cada gravação é um esforço não só para dar testemunho de uma tradição performativa distintamente mexicana e latino-americana, mas também para apresentar obras e materiais inéditos que aspiram a contribuir para um legado sonoro único e original. A relação entre dezenas de compositores vivos e o Ónix tem sido tão frutífera quanto diversa e inclusiva, incorporando múltiplas gerações de criadores que têm colaborado estreitamente com cada um dos seus membros, compondo um grande número de obras para solos, duos, trios, ensembles e até concertos para solista e orquestra".

“Timshel, The Freedom of Choice” é apoiado pelo Programa Ibermúsicas através da sua linha de financiamento "Ayudas al Sector Musical en Modalidad Virtual".


MAIS INFORMAÇÕES

www.ibermusicas.org

 


O Ibermúsicas - Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas foi aprovado na XXI Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo que teve lugar em Assunção, Paraguai, em 2011, com o objetivo de fomentar a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimular a formação de novos públicos na região, e alargar o mercado de trabalho dos profissionais do setor.

Em Portugal, o Ibermúsicas é operacionalizado pela Direção-Geral da Artes. Portugal aderiu a este Fundo de Cooperação Ibero-Americana em dezembro de 2020, tendo-lhe conferido um caráter intercontinental (o Programa era anteriormente composto por 13 países da América Latina - Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Esta adesão veio permitir aos músicos portugueses a apresentação de candidaturas às Linhas de Apoio do Programa que, entre outras áreas de intervenção, promovem a mobilidade dos músicos, bolsas de estudos para residências artísticas, prémios de criação para canções populares e trabalhos académicos.


 

 

 


Data de publicação: 20-06-2023