PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO: 124 PROJETOS APOIADOS EM TODOS OS DOMÍNIOS DE ATIVIDADE

apoio às artes
PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO: 124 PROJETOS APOIADOS EM TODOS OS DOMÍNIOS DE ATIVIDADE

A DGARTES comunicou hoje os resultados do Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado, que, pela primeira vez, abrange todos os domínios de atividade: criação, programação, investigação, formação, edição, circulação nacional e ações estratégicas de mediação.

Com uma dotação financeira de 600 mil euros – um aumento de 25% face ao ano anterior – serão apoiados 124 projetos artísticos, com execução prevista até 30 de novembro de 2024.

De entre os domínios de atividade referidos, destacam-se o da Criação com 31% do total de projetos apoiados, da Edição (21%) e da Circulação Nacional (15%). As áreas artísticas mais apoiadas neste procedimento são o Cruzamento Disciplinar (30%), a Música (29%) e o Teatro (17%).

Quanto à distribuição pelo território, serão apoiados 35 projetos na região Norte, 23 projetos na região Centro, 51 projetos na Área Metropolitana de Lisboa, 8 projetos no Alentejo, 4 no Algarve, 2 nos Açores e 1 na Madeira.

Refira-se, ainda, que 95% dos projetos receberão um apoio superior a 4 mil euros, sendo o limite máximo de apoio o montante de cinco mil euros.

Destacam-se como objetivos artísticos e de interesse público cultural deste procedimento: promover a diversidade e qualificação dos profissionais das artes; fomentar a participação e qualificação das comunidades e dos públicos na cultura em diversos domínios da atividade artística; valorizar a pesquisa e experimentação artísticas; fomentar a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas e articular as artes com outras áreas setoriais.

 

 

Lista de Resultados (listagem corrigida em 19-07-2023)

 


Data de publicação: 23 de junho de 2023