Chamada aberta para profissionais de teatro: "A Hora da Verdade #2"

oportunidade
Chamada aberta para profissionais de teatro: "A Hora da Verdade #2"
Oportunidade | Teatro

O Teatromosca procura profissionais de teatro para participarem em "A Hora da Verdade #2", um espetáculo teatral imersivo que, no final, envolve também o público, podendo, facilmente, transformar-se num debate. "Um conceito de espetáculo com o objetivo de dar a opção a profissionais de teatro, que normalmente não aparecem em palco, de se tornarem os protagonistas e contarem a sua história perante uma plateia". 


"A Hora da Verdade #2"

Uma produção RADAR SOFIA (Bulgária)
No âmbito do MUSCARIUM #9 - Festival de Artes Performativas em Sintra 


SINOPSE

Temos coragem para dizer a verdade?

"A Hora da Verdade #2" é um conceito de espetáculo com o objetivo de dar a opção a profissionais de teatro, que normalmente não aparecem em palco, de se tornarem os protagonistas e contarem a sua história perante uma plateia. Trata-se de um espetáculo teatral imersivo que, no final, envolve também o público e poderá, facilmente, transformar-se num debate.

Sete profissionais de teatro, cujas principais funções não implicam estar em cena e em frente ao público (dramaturgos, produtores, profissionais da limpeza, cenógrafos, contabilistas…), têm entre sete e dez minutos, cada, para expressar através de várias formas performativas (interpretação, sátira, palestra, dança, vídeo...) uma verdade importante para si, a qual normalmente não é dita em voz alta.

A combinação destas performances resultará na linha dramatúrgica do espetáculo. O formato, apesar de simples e despretensioso, abre um espaço de conversa sobre o teatro, sobre nós no teatro, e sobre as nossas ligações, conseguido despoletar, subtilmente, conversas marcantes sobre a condição humana, igualmente interessantes para quem observa de uma plateia.

O grupo de participantes no espetáculo será composto por 3 profissionais de teatro búlgaros dos coletivos Radar Sofia e Drama Pact e 4 profissionais de teatro portugueses – estes últimos selecionados através desta chamada aberta.

Durante a residência artística, aos participantes será pedido que conduzam um curto exercício preliminar (cerca de 2 horas) no qual se apresentam criativamente a si, mas também criam uma situação na qual os outros participantes possam interagir uns com os outros.

A língua de trabalho será o inglês.


PLANO DE TRABALHO

A residência artística acontece na semana de 11 a 16 de setembro, em horário a combinar, na Escola Secundária de Santa Maria em Sintra.

Dias de workshops: de 11 a 13 setembro
Dia de pausa: 14 setembro
Dia do ensaio geral: 15 de setembro
Dia da apresentação pública: 16 de setembro, às 21h00


INSCRIÇÕES

Pede-se aos interessados que, por favor, enviem para geral@teatromosca.com:

1. Uma breve descrição escrita do seu percurso profissional até à data - não se trata de uma autobiografia, mas um texto que poderá ser publicado posteriormente como apresentação do participante;

2. Descrição da sua proposta de exercício de apresentação. Este texto pode ser escrito ou gravado em vídeo (aceitamos uma gravação informal feita com o telemóvel);

3. Descrição da ideia para a apresentação final (relembramos que cada participante terá entre 7 a 10 minutos em palco). Este texto pode ser escrito ou gravado em vídeo (aceitamos uma gravação informal feita com o telemóvel).

*Os textos e vídeos devem ser em inglês.

Período de inscrições: 26 de junho a 26 de julho de 2023


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:

16 de setembro > 21h
Local: Escola Secundária de Santa Maria em Sintra

A participação nesta residência artística é gratuita. A apresentação final também será de entrada livre para o público.


CONTACTOS

Associação Cultural teatromosca
AMAS – Auditório Municipal António Silva
Shopping Cacém, Rua Coração de Maria, n.º 1, Cacém
(+351) 914 616 949 (* Chamada para rede móvel nacional)
geral@teatromosca.com


MAIS INFORMAÇÕES

https://teatromosca.weebly.com/

 

 

 


Data de publicação: 28-06-2023