"Ind' agora aqui cheguei" é o título do álbum de estreia dos 'Não és Tu sou Eu', um trio formado por Inês Lopes e João Godinho (concertinas) e Pedro Calado (percussão). Lançada este mês sob a chancela da editora Marisco Sonoro (Musibéria), a versão digital reúne nove temas do cancioneiro português, cada qual com uma dança tradicional associada. O coletivo dedica-se, desde 2019, à reinterpretação de música tradicional portuguesa em contexto de baile, tendo sido uma residência artística promovida pela PédeXumbo o ponto de partida para este primeiro trabalho discográfico.
1. Chula virada (chula virada)
2. Serpa e Pavia (vira de quatro)
3. Ind’ agora aqui cheguei (valsa a três tempos e valsa a cinco tempos)
4. Moda a dois passos (mazurca portuguesa)
5. Corridinho do Alto Douro (corridinho)
6. Enleio (enleio)
7. Fandango (fandango)
8. Mazurca d’Águeda (hanter dro - dança bretã)
9. Toma lá dá cá (vira da Nazaré)
A publicação deste disco representa o culminar de um trajeto que teve como ponto de partida uma residência artística promovida pela PédeXumbo. Em 2019, esta conceituada associação eborense desafiou o trio a conceber um projeto em torno do conceito de “Novo Baile Português”, uma linha programática que tem como missão valorizar e dar a conhecer os estilos coreográficos associados ao repertório do nosso país.
A seleção dos nove temas incluídos no álbum Ind’ agora aqui cheguei resultou de um trabalho amadurecido de pesquisa e de arranjos, a partir da vasta coleção de cancioneiros de música tradicional que um dos elementos do grupo tem vindo a coligir ao longo dos últimos 15 anos. Entre um universo de algumas dezenas de milhares de melodias, as melodias eleitas para este primeiro trabalho discográfico foram selecionadas por serem pouco ou nada conhecidas do público, pelo seu potencial musical, pela relevância dos respetivos géneros coreográficos, pela diversidade geográfica do conjunto do repertório e, no caso das quatro canções cantadas, pelo interesse das suas letras.
"Ind'agora aqui cheguei" conta com quatro músicos convidados, eleitos não só pela sua enorme musicalidade mas, também, pela sua cumplicidade com o trio:
voz - Teresa Campos (Sopa de Pedra)
voz - Mara (Aqui há baile)
violoncelo - Raquel Reis (Orquestra Gulbenkian)
saxofone soprano - Filipe Valentim (com um percurso ambivalente na música erudita e no jazz).
Todos os arranjos são da autoria do trio não és tu sou eu, exceto na canção Serpa e Pavia, o qual foi feito em colaboração com a cantora Mara. Todas as melodias são tradicionais, exceto a segunda parte da Mazurca d’Águeda, da autoria do trio.
As sessões de captação e mistura decorreram entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, no âmbito do programa RAM (Residências Artísticas Musibéria, no Musibéria, em Serpa.
A versão física do álbum inclui um livrinho contendo as letras das canções, contendo informações detalhadas sobre a proveniência das melodias, e ainda uma breve contextualização da origem de cada dança.
As ilustrações da capa e da versão física do álbum, elaboradas com recurso à técnica de colagem manual, são da autoria de Graça Santos – Descolagem.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
não és tu sou eu
Inês Lopes, concertina
João Godinho, concertina
Pedro Calado, percussão
convidados
Mara, voz (2)(9)
Teresa Campos, voz (3)(6)
Filipe Valentim, saxofone soprano (1)(4)(8)
Raquel Reis, violoncelo (3)(6)(8)
André Espada / Estúdio de Som Musibéria, captação e mistura
André Roque / Braam Recording, masterização
Graça Santos – Descolagem, ilustrações
RIMA studio – design
MAIS INFORMAÇÕES
Data de publicação: 28-06-2023