Orquestra de Jovens da União Europeia 2018 - Audições em Portugal

música
Orquestra de Jovens da União Europeia 2018 - Audições em Portugal
horários e datas das audições

© Janis Vecbralis (imagem em www.euyo.eu)

Já são conhecidas as datas e os horários das audições em Portugal para admissão na Orquestra de Jovens da União Europeia. O período de inscrições decorreu entre 25 de julho e 15 de setembro de 2017 e as audições preliminares realizam-se entre 3 e 5 de novembro de 2017, no Conservatório de Música do Porto, e nos dias 11 e 12 de novembro de 2017, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. A Orquestra de Jovens da União Europeia foi fundada no Reino Unido em 1976 com o objetivo de reunir jovens talentos da União Europeia. As audições para o seu ingresso realizam-se anualmente em cada um dos países, de forma a selecionar 140 jovens músicos. Aos candidatos selecionados, a Orquestra oferece a possibilidade de trabalhar com professores especialistas em instrumento, assim como a oportunidade de tocar em grandes salas de concertos em todo o mundo, com maestros e solistas de renome. Em Portugal, cabe à Direção-Geral das Artes organizar anualmente estas audições destinadas a instrumentistas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e harpa.

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DAS AUDIÇÕES

/
Audições preliminares:

PORTO

3 de novembro de 2017
Conservatório de Música do Porto
09h00   flautas
12h00   violoncelos
15h00   oboés
16h00   trompetes

4 de novembro de 2017
Conservatório de Música do Porto
09h00   tubas
09h15   violinos
14h00   harpa
14h10   contrabaixos
16h00   percussão
17h00   violas

5 de novembro de 2017
Conservatório de Música do Porto
09h00   trompas
11h00   fagotes
14h00   clarinetes
17h00   trombones

LISBOA

11 de novembro de 2017
Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa
09h30   clarinetes
10h15   trompetes
11h30   contrabaixos
12h00   fagotes
12h30   oboés
14h30   flautas
15h30   trombones
16h00   trompas
16h30   tubas
17h00   viola
17h30   percussão
18h00   violoncelos

12 de novembro de 2017
Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa
09h30   violinos

/
Audição final:

PORTO

30 de novembro de 2017
Casa da Música, Porto

/
Regulamento:
As provas para a participação na Orquestra de Jovens da União Europeia realizam-se anualmente em cada um dos estados membros da União Europeia.
1. Todos os candidatos devem ter entre 16 e 26 anos, em 31 de Dezembro de 2017.
2. Os candidatos devem ser nacionais de um dos 28 países membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia.
3. A decisão dos membros do júri da Orquestra de Jovens da União Europeia na escolha dos instrumentistas é irrevogável.
4. Todos os candidatos devem concorrer anualmente, mesmo aqueles que já tocaram na orquestra em anos anteriores. Os músicos que foram selecionados ou que ficaram na lista de Reserva e Escola de verão em 2017 e/ou 2016 têm que se inscrever também nas audições no período previsto para o efeito e podem prestar provas diretamente na audição final.
5. Os candidatos podem fazer audições em qualquer país da União Europeia, mesmo que não tenham a nacionalidade desse país. Para o efeito devem residir, estudar ou ter nascido no país em que pretendem realizar as audições.
6. A inscrição nas audições da Orquestra de Jovens da União Europeia é gratuita.

/
Notas técnicas:
Todos os candidatos devem executar uma peça de escolha livre e os excertos orquestrais obrigatórios para o respetivo instrumento (os excertos orquestrais estão disponíveis para descarregar em www.euyo.eu/apply/auditions/orchestral-extracts/
Os percussionistas devem apenas preparar os excertos orquestrais.
É conveniente, mas não obrigatório, que os candidatos de instrumentos de sopro (madeiras) preparem excertos orquestrais para um instrumento auxiliar. Os clarinetistas devem apenas preparar excertos para um instrumento auxiliar. Não é necessário preparar uma obra de livre escolha para o instrumento auxiliar.
Os excertos orquestrais devem ser cuidadosamente preparados pelos candidatos e é aconselhável a audição integral da obra de que o excerto faz parte. Na interpretação do excerto deve ser dada particular atenção ao andamento, ritmo, dinâmica e afinação.
Todos os candidatos devem trazer os respetivos instrumentos, com exceção dos instrumentos de percussão e harpa, que serão disponibilizados pela Direção-Geral das Artes.
A Direção-Geral das Artes disponibiliza ainda um pianista para acompanhar as provas dos candidatos que não disponham de pianista acompanhador. O pianista acompanhador deve ser solicitado na ficha de inscrição.

/
Admissão na Orquestra de Jovens da União Europeia:
Os membros da Orquestra de Jovens da União Europeia têm direito a aulas, viagens e estada (alimentação e alojamento) gratuitas.
Os candidatos que forem admitidos terão oportunidade de participar na digressão de verão da Orquestra que ocorre geralmente em agosto. Esta digressão é precedida de duas semanas de cursos e ensaios com reputados professores de orquestras e de conservatórios europeus.
Paralelamente à preparação para a digressão, o período de ensaios será igualmente preenchido com sessões de música de câmara, com atividades desportivas e outras atividades recreativas, que permitirão aos jovens músicos tirar o melhor partido do trabalho a desenvolver num ambiente multidisciplinar e multicultural. Os membros da orquestra poderão ainda integrar outras digressões da orquestra durante a Páscoa de 2018.

/
Notas importantes:
Todos os candidatos devem comparecer no local das provas pelo menos meia hora antes do início das mesmas já que a hora estipulada para a prova pode ser ligeiramente antecipada. Será ainda disponibilizada uma sala comum para que os candidatos possam estudar antes de efetuar a prova.
Os candidatos devem tocar uma obra de livre escolha e os excertos obrigatórios. Os excertos a utilizar nas provas são os que estão no sítio da Orquestra, no seguinte endereço: http://www.euyo.eu/apply/auditions/orchestral-extracts/. Todos os músicos devem confirmar se possuem os excertos corretos e deste ano, já que alguns excertos de anos anteriores são mais longos.

/
Contacto:
Mais informações: +351 211 507 010


Data de publicação: 15-09-2017