Apoio em Parceria Arte e Coesão Territorial > candidaturas terminam a 16 de agosto

apoio às artes
Apoio em Parceria Arte e Coesão Territorial > candidaturas terminam a 16 de agosto
dotação global de 1 milhão de euros

Estão abertas até ao dia 16 de agosto de 2023 as candidaturas ao Programa de Apoio em Parceria Arte e Coesão Territorial.

Como principais fatores distintivos deste Programa assinalam-se o foco em territórios específicos de menor densidade artística profissional, a participação e envolvimento ativo das comunidades, estruturas, artistas e agentes artístico-culturais locais na conceção e criação de projetos, e a criação de mecanismos de continuidade do projeto artístico após a conclusão do período de apoio. Destaca-se, ainda, o foco no processo de desenvolvimento do projeto no terreno, e o aumento do período de execução até um máximo de 2 anos, por forma a permitir um desenvolvimento significativo dos projetos e a capacitação dos envolvidos na construção de redes sólidas e sustentáveis na relação com os territórios em que intervêm.

Este concurso resulta de um acordo celebrado entre a DGARTES e o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa / Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) com o objetivo de fomentar a coesão territorial, corrigindo assimetrias regionais no acesso à criação e fruição culturais. Esta parceria pretende, assim, dar resposta a um desafio que une ambas as instituições na vontade de materializar uma maior atenção para com o território, no que se refere ao desenvolvimento e promoção das políticas públicas para as artes, aliadas ao trabalho académico e de investigação, como motor de correção de assimetrias e desequilíbrios na oferta cultural e artística no país.

Com uma dotação global de 1 milhão de euros, o apoio em parceria Arte e Coesão Territorial assume na sua estratégia metodológica a proposta de realização de projetos em territórios de menor densidade de atividade artística profissional, resultando na identificação de 76 municípios, distribuídos por todas as regiões do país, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa.

Podem candidatar-se projetos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, que se inscrevam predominantemente no domínio da criação, programação e ações estratégicas de mediação.

Os projetos devem ter a duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses e ser executados entre 6 de novembro de 2023 e 6 de novembro de 2025.

Podem candidatar-se a este concurso entidades que exerçam, a título predominante, atividades profissionais nas referidas áreas artísticas, não sendo elegíveis as entidades beneficiárias de apoio sustentado e de apoio à programação no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Inicialmente definido para 28 de julho, o prazo foi prorrogado - a 26 de julho - para o dia 16 de agosto.


MAIS INFORMAÇÕES

Balcão Artes

 

 

 


Data de publicação: 26-07-2023