Já são 94 os equipamentos culturais que integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

RTCP
Já são 94 os equipamentos culturais que integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
RTCP

Aos 88 equipamentos culturais credenciados na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), juntam-se agora o Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro, o Cine Teatro Avenida (Castelo Branco), o Centro Cultural da Malaposta (Odivelas), o Teatro Municipal da Covilhã, o Cine-Teatro Mouzinho da Silveira (Castelo de Vide) e a Casa da Cultura Teatro Stephens (Marinha Grande).

De norte a sul do país, passam a ser 94 teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais a trabalhar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada. Estes novos equipamentos têm também a possibilidade de se candidatar ao concurso de apoio à programação da RTCP, que abrirá muito em breve. Até à data, foram apoiadas 38 entidades para o quadriénio 2022-2025.

A credenciação na RTCP está aberta, em regime de permanência e sem interrupções, pelo que, os proprietários dos equipamentos culturais podem apresentar, a todo o momento, a respetiva candidatura. A adesão à rede é feita de forma voluntária e sob o compromisso de os equipamentos credenciados cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados.

A RTCP representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, que procura atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal.

 

A existência da #RTCP também é um convite: Conheça os Nossos Palcos.

 

 


SITE RTCP

 

 

 


Data de publicação: 28-07-2023