A Associação ModaLisboa, lança um novo projeto de exposição e experimentação dirigido a pessoas criativas que trabalham na área dos novos media, com o apoio da República Portuguesa — Cultura / Direção Geral das Artes.
A WORKSTATION NEW MEDIA tem início com um open call à comunidade de artistas com uma prática de interseção entre a Moda e os novos formatos digitais: até 3 de setembro, a ModaLisboa está à procura de projetos de Moda digital, 3D, NFT (non-fungible token), construção virtual e tridimensional de objetos e avatares, interação humana em espaços digitais como gaming, realidade aumentada ou realidade virtual.
O objetivo deste novo concurso é impulsionar e estimular uma comunidade criativa em crescimento, que trabalha uma abordagem artística à Moda contemporânea numa vertente digital inovadora e sustentável. A inscrição é gratuita, e os critérios de seleção assentam na relevância artística, cultural e social, destreza técnica e conceptual, tendo como fim apresentar um conjunto de finalistas que sejam representativos de uma área onde a diversidade de perspetivas e contextos é particularmente fértil.
O júri, composto por uma pessoa especializada em new media, Eduarda Abbondanza e Miguel Flor, selecionará as melhores obras, que poderão ser apreciadas pelo público numa exposição de entrada livre, entre 5 e 8 de outubro, paralelamente à 61ª Lisboa Fashion Week. É também durante a exposição que será anunciado o projeto vencedor do concurso, que recebe um prémio de dois mil euros.
O REGULAMENTO COMPLETO — por escrito, e em Língua Gestual Portuguesa — pode ser consultado AQUI.
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Ficha artística e técnica:
Curadoria: Miguel Flor
Júri do concurso: Miguel Flor e Eduarda Abbondanza
Coordenação de Projeto: Joana Jorge
Set Design da exposição: Nuno Castro Paiva
Produção: ModaLisboa
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Locais, datas e horários de apresentação:
OPEN CALL PARA ENTREGA DE PROJETOS: até 3 de setembro 2023
ANÚNCIO DOS PROJETOS SELECIONADOS: até 10 de setembro 2023
EXPOSIÇÃO: 5 — 8 outubro 2023, Lisboa.
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Informações sobre bilheteira:
concurso: inscrição gratuita
exposição: entrada livre
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Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
Desenvolvimento de materiais de comunicação com legibilidade e em linguagem clara.
Principais materiais de comunicação (cartaz e regulamento do concurso) acompanhados de vídeo com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Na exposição: visita guiada e conversa com artistas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Espaço expositivo com acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
Entrada livre e sessões programáticas descontraídas.
Plano de Acessibilidade desenvolvido com consultoria Acesso Cultura.
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Link para site:
Data de publicação: 28-07-2023