DGARTES financia a circulação de 80 projetos por 39 países

Internacionalização
DGARTES financia a circulação de 80 projetos por 39 países

"Pas d'agitation", da Companhia Olga Roriz (apresentada em Paris, no Le Carreau du Temple, com o apoio da Direção-Geral das Artes) . © Francisco Cardoso 

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) vai financiar a circulação internacional de 80 projetos artísticos por 39 países, com destaque para o Brasil (28), Espanha (21), Cabo Verde (10), Chile (8), França (7), Moçambique (7), Alemanha (6), Itália (5), República Checa (4), Japão (3), Reino Unido (3) e São Tomé e Príncipe (3), com maior expressão nas áreas de música (28) e de teatro (26), seguindo-se as áreas de cruzamento disciplinar (11), dança (9), artes plásticas (3), artes de rua (1), novos media (1) e ópera (1). Estes resultados finais foram conhecidos no dia 2 de agosto após audiência dos interessados.

Com um montante financeiro global disponível de 900 mil euros, o concurso de 2022 do Programa de Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização destina-se a apoiar, maioritariamente, o desenvolvimento e circulação internacional de obras e projetos, contemplando, também, ações de intercâmbio, integração em redes internacionais e o acolhimento de promotores em contexto de programação no estrangeiro. Destaca-se, nestes resultados, o financiamento de mais nove projetos em relação ao concurso de 2021, que teve uma verba de 720 mil euros.

Em linha com as opções estratégicas da política externa portuguesa (que privilegiam o fortalecimento das relações com os países mais próximos e com países de língua portuguesa), a DGARTES definiu como um dos objetivos estratégicos para este concurso dinamizar as artes e a cultura portuguesa em Espanha ou nos países da CPLP, que encontram na língua portuguesa e no 25 de Abril, cujos 50 anos se comemoram, um marco comum de transformação social e política. Pretende-se, igualmente, apoiar a presença de projetos artísticos portugueses em eventos de âmbito bilateral/regional inscritos nas linhas de orientação estratégica da Ação Cultural Externa para 2023, como o V Centenário do Estabelecimento de Relações Diplomáticas entre Portugal e a Etiópia, os 480 anos da chegada dos primeiros portugueses ao Japão e os 30 anos de Relações entre Portugal e a República da Moldova.

Através do estímulo à cooperação com outros países, a DGARTES tem ainda como objetivo aumentar a projeção internacional dos dramaturgos, compositores, coreógrafos e artistas plásticos portugueses.

 


Resultados Finais disponíveis no Balcão Artes


 

 

 


Data de publicação: 02-08-2023