Marlene Monteiro Freitas & Dançando com a Diferença apresentam "Ôss" na Suíça

internacional
Marlene Monteiro Freitas & Dançando com a Diferença apresentam "Ôss" na Suíça
Internacionalização

Fotografia: "Ôss" (apresentação em Amesterdão, junho 2023) . © Laurent Philippe

A coreógrafa Marlene Monteiro Freitas e a companhia Dançando com a Diferença apresentam o espetáculo de dança "Ôss", entre hoje e sábado (de 17 a 19 de agosto), em Zurique, Suíça. A peça explora as relações dos performers (Bárbara Matos, Bernardo Graça, Joana Caetano, Maria João Pereira, Mariana Tembe, Rui João Costa e Sara Rebolo) com partes dos seus corpos, "a partir da matéria que lhes dá forma".

"Ôss é como se diz osso em crioulo. Também faz lembrar a expressão ÔSS, comum entre os praticantes de karaté, que se refere a ideias como pressionar, empurrar, suportar. O que nos interessa neste espetáculo é o osso enquanto guardador de segredos milenares, revelador de orientações anatómicas, caixa estruturante de partes moles e frágeis. Construir um esqueleto forte, onde um pé tem a função de cérebro, o coração serve de cotovelo e os joelhos são um fígado e uma orelha, nos será naturalmente possível, já que a diferença entre duro e mole pouco importa".

"Ôss" estreou em Paris, em outubro de 2022, no Chaillot - Théâtre national de la Danse / Festival d'Automne à Paris, no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.


Criada em 2001, a companhia Dançando com a Diferença tem-se destacado pela disseminação do conceito de dança inclusiva, sob a direção de Henrique Amoedo.


A coreógrafa Marlene Monteiro Freitas cria mundos de opulência e poesia, com inspiração mitológica, referências da alta cultura e cultura pop.


 

 

 


Data de publicação: 17-08-2023