Ensemble Med homenageia o património musical medieval no Brasil

Internacionalização
Ensemble Med homenageia o património musical medieval no Brasil
Apoio Ibermúsicas

O grupo ENSEMBLE MED vai apresentar o projeto “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval” ao Festival Artes Vertentes - Festival Internacional de Artes de Tiradentes que ocorre em Tiradentes/MG [Brasil], no próximo 17 de setembro, com o apoio do Programa Ibermúsicas / DGARTES.

O Ensemble Med [med: mediterrâneo/medieval] propõe um projeto intimista que homenageia o património musical medieval de raiz Mediterrânica, procurando evidenciar a riqueza cultural desta região de uma forma historicamente informada, tanto na música escrita como na tradição oral, com destaque à tradição do Adufe, instrumento de percussão português. Como laboratório criativo, procura sempre a sua própria interpretação viva e atual da música realizada em torno da Ibéria e das regiões circundantes do Mar Mediterrâneo, numa abordagem multicultural e transversal.
O Programa “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval” é uma viagem intercultural entre o Ocidente e o Oriente Europeu, que almeja o potenciamento da consciência histórica através da música. Procura evidenciar o entrecruzamento estilístico existente até final do séc. XVI na Península Ibérica entre cristãos, judeus sefarditas e mouriscos, assim como os posteriores movimentos de diáspora provocados pelo reinado dos “Reis Católicos”, que provocou a separação dessas três culturas e o estabelecimento da maioria dos judeus expulsos (sefarditas) em diversas partes do mundo, incluindo a atual Turquia.
A tradição dos Adufes é um dos símbolos maiores da tradição e riqueza musical do concelho de Idanha-a- Nova (Portugal), entidade parceira do Ensemble, e foi um dos estandartes da candidatura a Cidade Criativa da Música da UNESCO, distinção conferida em 2015 e revalidada em 2020.
“Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval” é uma homenagem à riqueza intercultural da música Portuguesa antes de 1500, tendo como cenário, a cidade patrimonial de Tiradentes, Minas Gerais.

_
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
ENSEMBLE MED
Daniela Tomaz: direção artística, flautas e adufe
Joana Godinho: canto
Sérgio Calisto: viola d’amore a chiavi
Laurent Safar: percussão histórica
Apoio:
Programa Ibermúsicas
Direção-Geral das Artes
Festival Artes Vertentes - Festival Internacional de Artes de Tiradentes
Idanha-a-Nova City of Music
Candidatura IberMúsicas e Apoio:
O Corvo e a Raposa
Direção Artística:
Daniela Tomaz
Agenciamento, Produção Internacional e Comunicação:
Mayra Paolinelli
Design Gráfico:
Rapaz Carvão

_
LOCAL, DATA E HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO:
Festival Artes Vertentes - Festival Internacional de Artes de Tiradentes
Igreja de São João Evangelista, Tiradentes/MG [Brasil]
17 setembro 2023, 19:00

_
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
entrada livre
Maiores de 6 anos

_
LINK PARA SITE (DA ENTIDADE BENEFICIÁRIA DE APOIO):
www.ensemblemed.pt
 

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 13-09-2023