Terceira Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

RTCP
Terceira Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
Portalegre - 7 novembro

Mediação e Participação é o tema da terceira Conferência RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses), promovida pela Direção-Geral das Artes, que tem como principal objetivo debater questões sobre a participação e o envolvimento das comunidades nos processos de cocriação e coprogramação cultural. O debate será enriquecido com o contributo de um perito internacional e de especialistas de várias áreas.

A iniciativa terá lugar no próximo dia 7 de novembro, entre as 10h00 e as 18h00, no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, e contará com a presença de Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes.

O Programa inicia-se com a apresentação de François Matarasso, artista comunitário, escritor e investigador, ao qual se seguirá um debate que tentará responder à pergunta "No que pensamos quando associamos participação e programação cultural?". A parte da tarde será dividida por 3 salas, onde reconhecidos oradores apresentarão projetos de participação ou mediação, exemplos de boas práticas realizadas um pouco por todo o país:

PROGRAMA

10h00
Abertura
Fermelinda Carvalho – Presidente da Câmara Municipal de Portalegre 
Américo Rodrigues – Diretor-Geral das Artes

10h20
A Selfless Art: Rethinking the relationship  between theatres and society
François Matarasso (France/UK)
(apresentação em inglês com tradução simultânea, transmitida por videoconferência)

11h20
Intervalo

11h40
DEBATE
No que pensamos quando associamos participação e programação cultural?

Envolver a comunidade na proposta cultural de um teatro e de um território. Debater o ponto de partida, o caminho que nos propomos a fazer e o compromisso necessário para lá chegar.
Painel com Manuela Ralha (Município de Vila Franca de Xira), Raquel Ribeiro dos Santos (Culturgest), Teresa Garcia (OS Filhos de Lumière), Zia Soares (Teatro Griot) 
Moderação: Clara Antunes (Artemrede)

13h00
Almoço

15h00
Apresentação de projetos de participação ou mediação, exemplos de boas práticas realizadas um pouco por todo o país

​SALA 1
Envolvimento das comunidades nos territórios

Painel com Cátia Terrinca e Rui Salabarda Garrido (Lungo Drom - A Longa Estrada), Cláudia Andrade (Mnemosyne), Miguel Maia (Malacate), Mariana Mata Passos (Prescrição Cultural) 

SALA 2
Programação participada nos equipamentos culturais

Painel com Ana Figueira e Catarina Serrazina (Companhia Instável), Cláudia Hortêncio (Artemrede) e João Proença (Cineteatro Municipal João Mota), Luísa Corte-Real (Teatro Nacional S. João), Madalena Wallenstein (Fábrica das Artes|CCB)

SALA 3
Impacto de projetos e festivais nas comunidades

Painel Catarina Sobral, Pepa Macua, Elsa Childs (Festival Eufémias), Jéssica Pestana (IndieJúnior), Elisabete Paiva (Materiais Diversos), Alfredo Martins (Teatro Meia Volta)

17h00
Síntese dos relatores – Joaquim Paulo Nogueira, Rui Telmo Gomes e Vera Borges

17h30
Encerramento
Laura Galão – Vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre
Américo Rodrigues – Diretor-Geral das Artes
 

 

 


A Conferência terá transmissão em streaming nas páginas do Facebook da DGARTES e do Centro de de Artes do Espectáculo de Portalegre e tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

 

 
 
 
 
A Conferência conta com o apoio dos Cafés Delta.

 


Data de publicação: 19 de outubro de 2023