Entrega dos Prémios AICA/MC/Millennium bcp 2022 - 10 de novembro, no CCB

Prémio
Entrega dos Prémios AICA/MC/Millennium bcp 2022 - 10 de novembro, no CCB

A 10 de novembro, pelas 18h00, terá lugar na Sala Jorge de Sena, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a cerimónia de entrega dos Prémios AICA/MC/Millennium bcp de Artes Visuais e Arquitetura, relativos a 2022, atribuídos a Luisa Cunha (Artes Visuais) e ao Arquiteto Ricardo Carvalho (Arquitetura).

A Cerimónia contará com a presença de Sua Ex.ª o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva; do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues e do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp, Embaixador António Monteiro.

Composto por Ana Tostões, que presidiu, e por Luísa Soares de Oliveira, Nuno Faria, Manuel Aires Mateus e João Belo Rodeia, o júri decidiu por unanimidade, no dia 24 de abril de 2023, atribuir o Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2022 de Artes Visuais a Luisa Cunha (1949), pela exposição “Partitura #4”, realizada na Galeria Miguel Nabinho, em Lisboa e pela intervenção no espaço “Gabinete”, no MAAT, com a peça “Não”, com a curadoria de João Pinharanda. E, também por unanimidade, decidiu atribuir o Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2022 de Arquitetura a Ricardo Carvalho (1971), pela sua exposição individual “Todas as Direções”, realizada com a curadoria de Bárbara Silva na Galeria NOTE, em Lisboa, em 2022.

 

Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2022 de Artes Visuais

Luisa Cunha expõe o seu trabalho regularmente desde o início dos anos 1990. A sua obra, caracterizada por uma radical singularidade e uma notável persistência, colhe amplo reconhecimento crítico e tem sido exposta nas mais relevantes instituições nacionais. Em 2021, foi-lhe atribuído o Grande Prémio EDP e teve uma destacada participação na Bienal de Arte de São Paulo, no Brasil.

A palavra, o discurso, o som, o espaço-tempo e as condições de perceção do espectador constituem alguns dos princípios fundadores do trabalho da artista, frequentemente marcado pelos duplos-sentidos da linguagem, pelo absurdo e por um subtil uso de estratégias de corrosão das estruturas de poder e de controlo individual e coletivo.

Para além das exposições anteriormente referidas, a artista realizou outras duas mostras individuais na Apletton Square (Partitura #5), em Lisboa, e no Museu de Arqueologia e Etnologia de Elvas.

 

Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2022 de Arquitetura

A exposição realizada por Ricardo Carvalho em 2022, “Todas as Direções”, exemplar em precisão conceptual, coerência de conteúdos e pertinência disciplinar, sublima o trabalho de excelência que o arquiteto vem desenvolvendo desde o final da década de 1990 no quadro da arquitetura portuguesa contemporânea e abre-o, em simultâneo, a perspetivas vindouras. Na sequência da edição monográfica do ano anterior (Obra, Situação, Processo, ed. A+A) em que realiza um balanço da sua diversificada produção, a exposição de 2022 constitui o palimpsesto de um percurso polifónico de entrega total à arquitetura, entre pensamento e construção, projeto e pesquisa, divulgação e reflexão disciplinares, investigação académica e ensino de arquitetura, da casa à cidade e da cidade à casa. Como vem afirmando, gosta “de pensar que estamos completamente disponíveis para abrir uma investigação nova, para experimentar várias coisas em simultâneo” e revê-se nessa ideia “alquímica de uma conjugação inesperada de coisas” assumindo uma “forma de construir que não é predadora” e que é sobretudo “uma reflexão sobre a ideia de vida, como um fenómeno coletivo”.

Os Prémios AICA têm reconhecido, desde 1981, artistas e arquitetos portugueses que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizem uma contribuição de excelência para a cultura e a arte (ver lista de premiados em anexo), e que desde o início tem contado com o apoio da área governativa da Cultura, tendo este ano renovado o protoloco de colaboração com a Direção-Geral das Artes para o triénio 2023-2025 e a continuação da parceria com a Fundação Millennium bcp.

 

Sobre a Fundação Millennium bcp:

A Fundação Millennium bcp assume-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, num claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere.

Nesse sentido, procura apoiar várias iniciativas que alinhem com os valores do Millennium bcp e simultaneamente satisfaçam algumas das principais necessidades identificadas nestas três áreas de atuação - Cultura, Conhecimento e Solidariedade Social – em Portugal e noutros países onde o Millennium bcp desenvolve a sua atividade.

 

Conheça a lista de premiados AICA ao longo dos anos: clique AQUI.