Residência artística Rural Virtual #2 a partir do Arquivo Digital Binaural Nodar

Residência Artística
Residência artística Rural Virtual #2 a partir do Arquivo Digital Binaural Nodar
15 novembro 2023 – 15 abril 2024

Desenho gráfico: Luís Costa, a partir de fotografia de Manuela Barile (© Binaural Nodar)

A Binaural Nodar anuncia o segundo ciclo de residências artísticas em linha Rural Virtual, desenvolvidas a partir do Arquivo Digital Binaural Nodar, um repositório de documentos sonoros e visuais relacionados com múltiplas temáticas relevantes para entender a memória e o presente de um território específico, o de Viseu Dão Lafões e regiões adjacentes. Este programa de residências artísticas virtuais questiona se um arquivo pode ser um lugar. Algures entre o virtual e o real, um lugar que podemos visitar, interpretar, moldar com a nossa percepção e arte. Um lugar onde poderemos, quiçá, encontrar conexões sensíveis e permanecer conectados, ser mudados por uma experiência e deixar algo em troca.
A residência incluirá os artistas Daniele Leonardo (Itália) e Giselda Sánchez (México) e terá curadoria e acompanhamento de Maile Colbert (EUA/Portugal) e de Luis Costa (Portugal). Ao longo do processo criativo os artistas são convidados a uma imersão nos quais 2.000 documentos do arquivo, explorando, descobrindo, refletindo e criando a partir dos temas, sons, elementos visuais, textos e de pesquisas adicionais sobre os lugares reais representados virtualmente no arquivo. No final da residência, serão desenvolvidos vários momentos de difusão pública dos trabalhos criados que serão anunciados oportunamente.

_
Biografias:

Daniele Leonardo é formado em artes visuais com um dissertação de mestrado em crítica. Vive na costa nordeste da Itália, a poucos passos do Mar Adriático está envolvido em processos introspectivos e questionadores, entrelaçando a natureza com ideias da filosofia humana para mergulhar na identidade de todas as coisas." Vedutismo (vedutismo.com) é uma realidade editorial de concepção relativamente nova que estreou recentemente co contexto da residência artística VITAA - The City. Através de caminhadas e recolhas, etnografia e comentários, fotografias e prosa, quase como se pretendesse que a realidade fosse um lago de qualidade filosófica, o vedutismo é (uma) visão derivada da reflexão, a ser projetada no horizonte à frente, para que qualquer um possa colher. Baseia-se -e *aprende*- na historicidade e em todos os ambientes, nos seus fenómenos e artefactos, visando uma restauração da clareza gnoseológica da experiência da vida na terra, entre todos os seres, num sentido não escatológico, mas em direcção a um reino espiritual.

Griselda Sánchez é uma paisagista sonora, jornalista e produtora de rádio independente mexicana. As suas raízes são Ñuu Savi. Graduada em Ciências da Comunicação pela UNAM e Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Autónoma Metropolitana - Xochimilco. Atualmente cursa o Doutoramento em Desenvolvimento Rural com a pesquisa “Canto a la Lluvia; construcción de territorios sonoros”. Curadora e realizadora do programa de rádio da 1ª e 2ª edições da Mostra de Cinema e Rádio Comunitários da Mesoamérica, organizado pela Ojo de Agua Comunicaciones em Oaxaca de Juárez. Foi a realizadora das paisagens sonoras do álbum de Mare Advertencia Lírica; Sempre Viva, 2016 e de muitas outras obras sonoras que ganharam vários prémios. É ainda autora dos livros: “La Línea; Relatos de la resistencia en Atenco”. Editorial Ce-Acatl, 2010 e “Y de Aire, no te vendas: La lucha por el territorio desde las ondas”, 2016.

Maile Costa Colbert é uma artista intermedia, pesquisadora e educadora com foco no som e em media baseado no tempo. Foi bolseira de investigação doutoral em Estudos Artísticos com concentração em estudos sonoros, design sonoro cinematográfico e sua relação com a ecologia da paisagem sonora e arquivos na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O seu projeto de prática e pesquisa intitulado Wayback Sound Machine: Sound through time, space, and place (http://www.mailecolbert.com/proj-wayback.html), pergunta o que podemos deduzir ao fazer soar o passado. É professora auxiliar convidada de Multimédia na Escola de Belas Artes da Universidade de Lisboa, investigadora júnior no CineLab, laboratório de investigação do IFILNOVA para cinema e filosofia (https://ifilnova.pt/en/people/maile-colbert/) , e colaboradora da organização artística Binaural Nodar, onde é co-curadora do seu arquivo digital (https://www.archive.binauralmedia.org/). Ela também é editora e autora na publicação Sonic Field (http://sonicfield.org/author/mailecolbert/) e já expôs, exibiu e apresentou o seu trabalho em múltiplas partes do mundo. www.mailecolbert.com

Luis Costa é curador de práticas artísticas contemporâneas, investigador, artista sonoro e media, educador e animador cultural em contexto rural e autor de publicações etnográficas e artísticas, no contexto da associação Binaural Nodar, da qual é sócio fundador e presidente da direção. Coordenador do Lafões Cult Lab, um conceito de pesquisa artística e investigação social desenvolvido no território de Viseu Dão Lafões, o qual já acolheu mais de 150 artistas contemporâneos e investigadores sociais e ambientais. Fundador do Arquivo Digital Binaural Nodar, um projeto de pesquisa, catalogação e mapeamento sonoro e audiovisual da memória coletiva dos territórios rurais de intervenção da Binaural Nodar. Coeditou em 2011 o catálogo e CD duplo "Três Anos em Nodar: Práticas Artísticas em Contexto Específico no Portugal Rural", em 2017 coeditou o catálogo internacional de arte sonora "Tales of sonic displacement: A sound-based artist residency network" e em 2019, coeditou a publicação internacional de etnoantropologia sonora e visual: "Memoria Tramontana: Les changements dans l'Europe rurale vus par ses habitants". É orador frequente em conferências nacionais e internacionais sobre arte e património imaterial em contexto rural, tendo apresentado o seu trabalho artístico sonoro e media em universidades, museus, espaços comunitários e locais "site-specific" de Portugal, Espanha, Itália e Uruguai.  Atualmente cursa o Programa Doutoral em Criação Artística da Universidade de Aveiro / ESMAD / ESAD.. 
 

_
Ficha técnica e artística:
Conceito e curadoria: Luís Costa e Maile Colbert
Com: Daniele Leonardo e Griselda Sánchez
Apoio arquivístico: Liliana Silva e Nely Ferreira

_
Locais, datas e horários de apresentação:
Residência artística online em www.archive.binauralmedia.org
15 novembro 2023 – 15 abril 2024

_
Link para site: https://www.binauralmedia.org