“50 anos de Arquitetura Contemporânea Portuguesa em Democracia”, dia 19 de novembro na Casa da Arquitectura, Matosinhos

arquitetura
“50 anos de Arquitetura Contemporânea Portuguesa em Democracia”, dia 19 de novembro na Casa da Arquitectura, Matosinhos

Estádio de Braga, Eduardo Souto de Moura © Luís Ferreira Alves

O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, marcará presença na cerimónia de abertura da sessão de apresentação da coleção e exposição dos "50 anos de Arquitetura Contemporânea Portuguesa em Democracia", a decorrer no Espaço Álvaro Siza, na Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, no próximo dia 19 de novembro.

A partir das 15h30, a Casa da Arquitectura apresentará o acervo que compõe esta coleção, e que estará aberto ao estudo e investigação de todos os interessados, sendo possível, de futuro, extrair várias leituras temáticas em exposições, atividades e publicações. No mesmo evento, será apresentada a exposição dedicada ao contributo da arquitetura para a democracia portuguesa, e que integra o Programa de Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, será um dos oradores na abertura do evento, que conta, ainda, com a presença de Maria Inácia Rezola, Presidente da Comissão para as Comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril, que encerrará a sessão.

Estarão presentes os curadores e outros elementos envolvidos nos projetos, designadamente Nuno Sampaio, que fará a abertura, Ana Neiva, Ana Resende, Atelier do Corvo, Carlos Machado e Moura, Graça Correia, João Belo Rodeia, João Castro, Jorge Figueira e Paula Melâneo.

 

Programa: Apresentação coleção e exposição 50 anos Arq. Portuguesa em Democracia

// 15h30

Intervenções de abertura

- Nuno Sampaio (Diretor-Executivo CA)

- Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes)

// 16h00

Apresentação Coleção “50 anos de Arquitectura Portuguesa em Democracia”

- Nuno Sampaio, João Belo Rodeia, Ricardo Carvalho, Graça Correia, Jorge Figueira, Carlos Machado e Moura e Paula Melâneo

// 16h30

Apresentação Exposição “O Que Faz Falta”

- Nuno Sampaio, Jorge Figueira, Ana Neiva, Atelier do Corvo, Ana Resende e João Borges

// 17h00

Conferência “Sonho Europeu”

// 18h00

Encerramento Sessão

- Maria Inácia Rezola (Presidente da Comissão para as Comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril)

 

No âmbito das comemorações do seu 6º aniversário, a Casa da Arquitectura oferece, entre 17 e 19 de novembro, uma programação diversificada que inclui visitas orientadas e inclusivas às exposições patentes, ao Arquivo da Casa, e às obras do Itinerário Siza, um leque de oportunidades para conhecer em detalhe as mostras e os espaços da Casa.

+info: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/eventos/6-aniversario-da-casa-da-arquitectura-2023-11-19/