Fertile Futures promove programa aberto ao público nos últimos dias em Veneza

Internacionalização
Fertile Futures promove programa aberto ao público nos últimos dias em Veneza
Bienal de Veneza 2023

Francisco Nogueira

No último fim-de-semana da exposição Fertile Futures, no Palazzo Franchetti, em Veneza, a Representação Oficial Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia, promove um intenso programa de dois dias aberto ao público em geral e de entrada livre.

Na sexta-feira dia 24 de novembro, das 11h00 às 13h00, será apresentada a edição especial Umbigo x Fertile Futures, reunindo numa conversa a curadora Andreia Garcia, os editores António Néu e Elsa Garcia, a coordenadora editorial Patrícia Coelho e a dupla de artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves. A conversa será seguida de uma visita guiada à exposição pela curadora geral Andreia Garcia e os curadores adjuntos Ana Neiva e Diogo Aguiar. No dia seguinte, sábado 25 de novembro, entre as 16h00 e as 18h00, Fertile Futures promove uma última visita guiada à exposição com a curadora geral Andreia Garcia e os curadores adjuntos Ana Neiva e Diogo Aguiar. Na conclusão da mesma sessão será apresentado o documentário Contemporary Dialogues – Fertile Futures realizado pelo Canal180, seguido de um cocktail.

Umbigo x Fertile Futures

Uma coedição fundamental com a plataforma e revista Umbigo procura refletir sobre o futuro, a gestão dos recursos hídricos, a fertilidade, as fronteiras geográficas desenhadas pelos corpos de água e as práticas ancestrais de partilha e zelo pelo meio ambiente. O convite lançado a artistas, coletivos, curadores e investigadores conta com a participação de quatro autores, Michael Marder, Joana Passi de Moraes, Pedro Gadanho, Yarden Manelzon; quatro artistas, Buhlebezwe Siwani, Miguel Teodoro, Nuno Vicente e Reena Kallatt; a dupla de artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves e o Coletivo Guarda Rios. Esta coedição é lançada simultaneamente em português e inglês, sendo distribuída internacionalmente.

Contemporary Dialogues – Fertile Futures (30min.)

Uma importante colaboração com Canal180 no registo e reportagem de todos os momentos do projeto originou o documentário Contemporary Dialogues – Fertile Futures. Realizado pelo Canal180, com direção do realizador chileno Joaquín Mora, esta peça documental inscreve o momento inaugural da exposição em Veneza, registos das cinco Assembleias de Pensamento e do Seminário Internacional de Verão e apresenta igualmente entrevistas exclusivas com diversos elementos do projeto Fertile Futures, curadora-geral, curadores adjuntos, equipas de arquitetura, especialistas, consultores e consultoras, entre outros.

Fertile Futures

A Representação Oficial Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitectura — La Biennale di Venezia apresentou Fertile Futures, um projeto com a curadoria de Andreia Garcia e curadoria adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar, que problematiza a gestão dos recursos hídricos em sete hidrogeografias portuguesas, para pensar um futuro fértil, sustentável e equitativo. Comissariado pela Direção-Geral das Artes, Fertile Futures inaugurou a 20 de maio e decorre até 26 de novembro de 2023, no Palazzo Franchetti, em Veneza, e já recebeu cerca de 34 mil visitantes.

 

_________________

FERTLE FUTURES

 

 


Data de publicação: 22-11-2023