Bienal de Música de Zagreb: Música para um Novo Ballet sobre “Relações Acabadas”

oportunidade
Bienal de Música de Zagreb: Música para um Novo Ballet sobre “Relações Acabadas”
candidaturas abertas

"Rosa, a horse drama" . © Louis Andriessen

Termina a 15 de janeiro de 2024 o prazo para apresentação de candidaturas à 33ª edição da Bienal de Música de Zagreb | Music Biennale Zagreb (MBZ).

A Bienal abre a sua 33ª edição no Teatro Nacional Croata com a estreia de um novo ballet. Em conjunto com Sociedade de Compositores Croatas (HDS), pretende selecionar novas partituras musicais de música de câmara (facultativamente, música eletrónica), inspiradas no tema do festival: “Relações Acabadas”.

Na sequência desta convocatória, será lançada outra convocatória para a seleção de coreógrafos, cujo projeto será realizado em coordenação com a equipa artística da MBZ e Massimiliano Volpini, Diretor do Ballet do Teatro Nacional Croata.

Podem candidatar-se todos os compositores adultos, independentemente da idade ou nacionalidade, podendo as candidaturas ser feitas individualmente ou em equipa com um coreógrafo.

Sob o tema “Relações Acabadas”, a 33ª edição do MBZ inspira-se no Museu dos Relacionamentos Acabados (Upper Town Museum of Broken Relationships), espaço físico e virtual que recolhe, preserva e expõe objetos pessoais e histórias de um valor emocional simbólico.

O museu abrange uma coleção cada vez mais alargada de objetos, lembranças de relacionamentos passados, acompanhados de histórias pessoais, embora anónimas, e dos seus doadores. Contrastando com processos de autoajuda para lidar com o luto e a perda, o museu oferece a oportunidade de superar criativamente esses sentimentos e emoção mediante a participação na sua coleção universal.

Partindo desta abordagem emocional, o festival reflete ainda sobre questões culturais, sociais e políticas, nomeadamente a possibilidade de o tema “Relações Acabadas” ser entendido como um relacionamento acabado entre diferentes agentes culturais, uma ligação acabada com o património arquitetónico e cultural negligenciado na cidade, uma relação acabada entre artistas no estrangeiro e os seus países de origem, etc.

Os candidatos podem buscar inspiração nas ideias supramencionadas ou questionar a ideia de rutura, dissolução ou religação de forma totalmente livre.

O Museu dos Relacionamentos Acabados é um projeto de arte original concebido em 2006 por Olinka Vištica e Dražen Grubišić.

Em 2010, o museu ganhou o prémio EMYA Kenneth Hudson - European Museum of the Year Award, EMYA - pelo projeto do museu mais inovador e ousado da Europa.

 


MAIS INFORMAÇÕES

Muzički Biennale Zagreb

 

 

 


Data de publicação: 07-12-2023