DGARTES apoia os quinze projetos candidatos ao Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa

apoio às artes
DGARTES apoia os quinze projetos candidatos ao Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa

Foram hoje divulgados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) os resultados do programa de apoio a projetos  “Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa 2023”. São apoiados todos os projetos candidatos, num total de 15, com um montante financeiro global de 116 952€, valor correspondente ao montante solicitado.

Este apoio tem como objetivo reforçar o financiamento a cinco entidades coordenadoras e dez entidades parceiras, de projetos já selecionados pelo programa Europa Criativa (calls de 2022 e 2023), tanto na vertente “Cultura” como na vertente “Transetorial - Creative Innovation Lab”. Este apoio complementar permite a estas entidades portuguesas assegurarem parte do autofinanciamento exigido pelo programa Europa Criativa. 

São apoiados 9 projetos da call de 2022 e 6 da call de 2023, nas áreas artísticas de dança (4), de música (3), de artes plásticas (2), de circo (2), de teatro (2), de cruzamento disciplinar (1) e de fotografia (1). 

Este apoio complementar plurianual (2024-2026) destina-se a projetos de criação, programação, circulação nacional, internacionalização, ações estratégicas de mediação, edição, investigação e formação, nas áreas das artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes de rua e cruzamento disciplinar. Tem como objetivos, entre outros, dinamizar a internacionalização das artes e cultura portuguesa, contribuir para a diversidade e qualidade da oferta artística, promover a participação e qualificação de comunidades e públicos, valorizar boas práticas de mediação de públicos e incentivar projetos emergentes e dinamizadores do setor. 


MAIS INFORMAÇÕES

Conheça os resultados no Balcão Artes

 

 

 


Data de publicação: 14-12-2023