Candidaturas abertas à linha de programação Diálogos, da 9ª edição do Trengo festival de circo

oportunidade
Candidaturas abertas à linha de programação Diálogos, da 9ª edição do Trengo festival de circo
Até 8 de fevereiro de 2024

Estão abertas até dia 8 de fevereiro de 2024 as candidaturas à linha de programação Diálogos, que integra a 9ª edição do Trengo festival de circo e conta com o apoio do IBERESCENA através da linha de financiamento à programação de festivais e espaços cénicos.

Diálogos é uma nova linha programática do Trengo dedicada à mulher criadora de circo contemporâneo no espaço ibero-americano. Serão selecionados espetáculos criados ou dirigidos por mulheres que tenham autonomia e poder de decisão nas suas obras procurando evidenciar o papel da mulher no circo atual como um manifesto. Em 2024, celebram-se os 50 anos da revolução portuguesa de 25 de abril de 1974 com a afirmação da cultura e da criação artística como uma expressão de liberdade e ferramenta fundamental da democracia. Escolheu-se a mulher enquanto símbolo de liberdade e revolução, de afirmação de igualdade de direitos e oportunidades. Os Diálogos entre a mulher e o circo, o desafio da gravidade como pesquisa sobre os vários conceitos de liberdade e a sua relação com o risco.

Serão selecionados 3 espetáculos dos países membros do Programa Ibercena (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai). Cada projeto tem duas apresentações no Festival entre 25 a 30 de junho de 2024, com cachet fixo de 3000€ e pagamento das deslocações, alojamento e alimentação no período do Festival.

O Trengo é um festival de circo que se realiza anualmente desde 2016 na cidade do Porto com apresentações de espetáculos no espaço público e em interior. As novas linguagens do circo são o fator comum a toda a programação que mantém uma relação forte com jovens criadores. Trazer à cidade do Porto e aos seus lugares icónicos, novas propostas procurando uma relação de proximidade com o público num ambiente descontraído e familiar. 

O Trengo é organizado pela companhia de circo Erva Daninha e conta com apoio do Município do Porto através da Ágora e do Teatro Municipal do Porto,  EFFEA, Solo But Not Alone, IBERESCENA, Coliseu Porto Ageas e Teatro do Frio. A Erva Daninha é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura I Direção-Geral das Artes.

Todas as informações e link para candidatura: http://bit.ly/dialogos2024