Projeto da Companhia de Música Teatral envolve 40 turmas do ensino pré-escolar de 34 estabelecimentos escolares de Coimbra

música
Projeto da Companhia de Música Teatral envolve 40 turmas do ensino pré-escolar de 34 estabelecimentos escolares de Coimbra
Arte e Educação

O projeto “Mil Pássaros em Coimbra” da Companhia de Música Teatral vai envolver, ao longo do ano letivo de 2023-2024, 40 turmas do ensino pré-escolar distribuídas por 34 estabelecimentos escolares de Coimbra.

Através da dinamização de um conjunto de experiências artístico-educativas, o projeto ― apoiado pela Direção-Geral das Artes ― pretende alertar para a fragilidade do planeta, promovendo a construção de bases educativas para resultados a longo prazo e "levantando questões que importa abordar desde a primeira infância".

A sessão de abertura em Coimbra decorreu durante o Encontro Arte-Ambiente, no dia 10 de janeiro, no Convento São Francisco, onde foram realizadas ações de formação, oficinas, conferências, instalações e espetáculos, numa articulação estratégica entre as áreas da Cultura e da Educação da Câmara Municipal. No dia 14 de junho, o público poderá visitar a instalação visual e sonora resultante de todo o trabalho desenvolvido, a qual estará em exposição até setembro de 2024.

Em fevereiro, a Companhia de Música Teatral estará, ainda, em dezenas de escolas e jardins de infância do município do Fundão, não apenas com o projeto Mil Pássaros ― que inclui um trabalho importante de proximidade com a comunidade ― mas, também, com a apresentação do espetáculo "PaPI-Opus 8" e com a realização da "Oficina dos Pássaros", atividades previamente preparadas com os educadores que aderiram ao projeto após terem participado nas formações realizadas em janeiro. 

Explorar "os territórios férteis da criação, das relações entre formas de expressão, do desenvolvimento musical e da cooperação através da Música" junto do público infantil são alguns dos objetivos da Companhia de Música Teatral que, ainda este ano, prevê a realização de sessões online do projeto "Ur-Gente" (Guiné-Bissau), a apresentação de "Murmúrios das Árvores" no Parque da Devesa (V. N. Famalicão), a circulação do espetáculo "PaPI Opus 7" em escolas do Município de V. N. Famalicão e de Setúbal e, ainda, a apresentação do espetáculo "O Céu Por Cima de Cá" no Teatro Aveirense e na Universidade de Aveiro.

 

 


Data de publicação: 01-02-2024