Ciclo PortugalSom: Duo in Harmony e ClusterLAB ensemble da ESML atuam a 19 de fevereiro na ESML

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Ciclo PortugalSom: Duo in Harmony e ClusterLAB ensemble da ESML atuam a 19 de fevereiro na ESML

O Ciclo PortugalSom regressa com Duo in Harmony e ClusterLAB Ensemble para o segundo concerto inserido na Temporada de Concertos Antena 2, que terá lugar a 19 de fevereiro, pelas 19h, no Auditório Vianna da Motta, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

O primeiro concerto decorreu no passado dia 29 de janeiro, com o Horus Trio e o Trio Aro, que interpretaram obras de Carl Reinecke e António Pinho Vargas, respetivamente.

Resultado de uma parceria entre a DGARTES, a Escola Superior de Música de Lisboa e a Antena 2, o Ciclo PortugalSom consiste num programa de concertos abertos ao público, transmitidos pela Antena 2, com curadoria da ESML e interpretação por músicos estudantes desta escola superior. Com uma periodicidade mensal e uma duração aproximada de 50 minutos, este programa procura dar destaque a compositores e obras do catálogo da PortugalSom e divulgar novos intérpretes e compositores.

Ouça o próximo andamento da PortugalSom.

 

Programa:

Duo in Harmony | Miguel Ângelo (guitarra) e Francisco Alpoim (guitarra)

 

Francis Kleynjans (n.1951)

Romance n1,                                                                                     

Tango de Abril

 

Máximo Diego Pujol (n.1957) 

Milonga de Junio                                                                             

 

Radamés Gnatalli (1906-1988)

Suite Retratos                                                                         

                Anacleto de Medeiros

               Chiquinha Gonzaga                       

 

CliusterLAB, ensemble da ESML | Cláudia Anjos, soprano, Leonor Soares, flauta, Miguel Dias, oboé, Gonçalo Costa, clarinete, Hélia Varanda, clarinete baixo, Ana Siroruca, trompa, Guilherme Lopes, trompete, Rodrigo Freitas, trombone, João Alho, tuba, Maria Guerreiro, violino I, Tânia Nércio, violino II, Iris Almeida, viola, Carolina Veneno, violoncelo, Diogo Pereira, contrabaixo e Carlos Marecos, direção

 

Francisco Lacerda (1869-1934)

Tenho tantas saudades                                          

Inda que o lume se apague                                                       

 

Fernando Lopes-Graça (1906-1994)

Romance do Cego

Oh, Minha Amora Madura                                        

 

Benjamin Britten (1913-1976)

The Bonny Earl o' Moray                                                            

 

Mais informação: Duo in Harmony & ClusterLAB XL | 19 fevereiro | 19h00

 

Esta parceria entre a DGARTES, a Escola Superior de Música de Lisboa e a Antena 2 tem como objetivo divulgar e tornar acessível o património da PortugalSom, aproximando a música de compositores e intérpretes portugueses do grande público e refletindo sobre a importância dos arquivos musicais na preservação, disseminação e compreensão da riqueza cultural e artística da música portuguesa.

 


PortugalSom: Nota histórica

Nascido em 1978, como Discoteca Básica Nacional, este foi um projeto editorial criado pelos Serviços de Música da Secretaria de Estado da Cultura (então Direção-Geral da Ação Cultural), pela mão do seu Diretor, o Arq.º Romeu Pinto da Silva. O seu objetivo principal foi promover a divulgação da música erudita de autores (compositores e intérpretes) portugueses, contrariando a sua ausência no mercado discográfico e o distanciamento do grande público em relação à cultura musical erudita portuguesa. A partir de 1987, para facilitar um contacto mais direto com o público nacional e internacional, a Discoteca Básica Nacional foi substituída pela etiqueta PortugalSom. A sua coleção abrange os diversos tipos de música sinfónica, coral-sinfónica, de câmara, vocal e instrumental, mas também música tradicional, o que permitiu, ao longo dos anos, criar um catálogo com cerca de 130 títulos que ainda hoje é o que proporciona o leque mais amplo de obras dos compositores portugueses, integrando os mais prestigiados solistas e orquestras nacionais e também intérpretes e agrupamentos internacionais. Complementarmente, e aproveitando o amplo suporte áudio da etiqueta PortugalSom, em 2006 a Direcção-Geral das Artes, então Instituto das Artes, criou uma linha editorial que dava acesso, nacional e internacional, a partituras de obras de compositores portugueses, emergentes e consagrados, dos séculos XIX, XX e XXI, procurando inverter a escassa divulgação do repertório musical português junto do público especializado e de potenciais difusores (orquestras, agrupamentos musicais, estudantes e investigadores de música). A linha editorial de partituras terminou em 2010 e a discográfica em 2011.