Fundo Europeu de Festivais para Artistas Emergentes [candidaturas abertas]

oportunidade
Fundo Europeu de Festivais para Artistas Emergentes [candidaturas abertas]
artistas em residência

Decorre até 19 de março o prazo de candidaturas à terceira edição do Fundo Europeu de Festivais para Artistas Emergentes (EFFEA), promovido pela Associação Europeia de Festivais.

A EFFEA, através dos Festivais que organiza, visa proporcionar a artistas emergentes uma plataforma para o estabelecimento de contactos e projeção no cenário europeu e internacional e fomentar oportunidades de cooperação entre os festivais sobre o tema dos artistas emergentes, bem como dar a conhecer ao público novas criações com artistas emergentes nas respetivas cidades.

A EFFEA Call#3 apoiará aproximadamente 50 residências envolvendo 50 artistas emergentes em 50 festivais líderes em colaboração com pelo menos um ou dois festivais parceiros (categoria “Discovery”) e (Categoria “ Springboard “). 

A call contempla dois tipos de residências:  

• EFFEA "Discovery" Artista em residência (40 bolsas de 1.ª Categoria: 8.000 euros).
Destinada a artistas em início de carreira, o anfitrião do festival, juntamente com dois outros parceiros, cria as pontes através de residências para que o artista desenvolva a sua ideia artística.

• EFFEA "Springboard" Artista em residência (10 bolsas de 2.ª Categoria: 15.000 euros)
Destinada a artistas estabelecidos no seu próprio país, prontos para desenvolverem as suas carreiras internacionais.

As residências artísticas decorrerão entre 1 de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.
São elegíveis festivais e artistas que trabalhem numa ou várias das seguintes disciplinas artísticas:  Arquitetura, Ballet, Dança Contemporânea, Circo, Design/Artes Aplicadas, Artes Digitais, Cinema, Folclore e Artes Populares, Património, Interdisciplinar, Literatura, Música, Ópera, Arte de Rua, Teatro, Fotografia/Vídeo, Escultura e Pintura.

Os festivais e artistas deverão ter o seu endereço oficial num dos seguintes países elegíveis: Estados-membros da UE, países participantes no Programa Europa Criativa e outros países (incluindo Suíça e Reino Unido), registados no “European Festivals Association“ (festivalfinder.eu).

A European Festivals Association (EFA) é a mais antiga e mais importante plataforma de festivais de arte da Europa, tendo como missão unir e representar os festivais membros em toda a Europa e a nível mundial.

Atualmente, integra cerca de 100 membros, entre festivais de música, teatro e dança, associações de festivais e redes culturais oriundas de cerca de 40 países.


Mais informação e candidaturas


 

 

 


Data de publicação: 14-02-2024