OJUE: Portugal conquista o melhor resultado de sempre com 13 músicos efetivos e 21 reservas para a temporada de 2024

Internacionalização
OJUE: Portugal conquista o melhor resultado de sempre com 13 músicos efetivos e 21 reservas para a temporada de 2024

Concerto em Ferrara, 2019 . © EUYO

A Orquestra de Jovens da União Europeia selecionou 34 músicos/as portugueses/as para a temporada de 2024, o melhor resultado do país desde a adesão a este projeto, em 1986.

Um total de 13 membros efetivos integrará a formação deste ano: Maria Sá (Violino), Matilda Mensink (Violino), Teresa da Silveira Caleiro (Viola), Francisca Barradas Vaz Galante (Viola), Filipa Rodrigues (Viola), Laura Brandão Álvares (Violoncelo), Inês Araújo (Contrabaixo), Madalena Lopes (Flauta), Bernardo Dias (Fagote), Bruno Santos (Trompete), Maria Lourenço Pinheiro (Trompa), Luís Diz (Trompa), Tomás Soares Ferreira (Trombone).

Foram ainda selecionados 21 músicos/as portugueses/as para a reserva, que poderão integrar a Orquestra, caso os membros efetivos não possam participar nos concertos e estágios.

A nível europeu, esta edição teve um aumento de 40% de inscrições para as audições, com quase 3500 candidatos/as para 120 vagas disponíveis.

Em Portugal, as audições foram realizadas na Academia de Música de Espinho e na Escola Superior de Música de Lisboa, entre outubro e novembro de 2023. Na audição final estiveram presentes 51 jovens músicos/as.

Os membros da OJUE têm direito a aulas, viagens e estadia (alimentação e alojamento) gratuitas. Os candidatos admitidos terão a oportunidade de participar nas digressões de primavera e verão, bem como em outros projetos que decorrem ao longo do ano.

A DGARTES felicita todos/as os/as músicos/as selecionados/as para esta temporada da Orquestra de Jovens da União Europeia.


Sobre a OJUE:

A EUYO – European Union Youth Orchestra é uma das mais conceituadas orquestras do mundo. Fundada no Reino Unido, em 1976, reúne os mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos Estados-membros da União Europeia, assumindo-se como um projeto europeu de excelência. Para além de um programa de formação diversificado e inovador, com professores, maestros e solistas de renome internacional, a EUYO oferece aos seus jovens músicos a oportunidade de se apresentarem nas mais emblemáticas salas de concertos do mundo. Portugal faz parte da EUYO desde 1986.

A participação portuguesa na OJUE é suportada pela Direção-Geral das Artes/ Ministério da Cultura e pelo Instituto Camões/ Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

Na temporada anterior, foram selecionados 5 membros efetivos e 20 para reserva.


Mais informações: www.euyo.eu


 

 

 


Data de publicação: 21-02-2024