Visita Guiada a "Metade dos Minutos" com a artista Ângela Rocha

Representação Oficial Portuguesa na PQ23 - Quadrienal de Praga
Visita Guiada a "Metade dos Minutos" com a artista Ângela Rocha
02.03.2024 | Évora

No próximo sábado, dia 2 de março, Ângela Rocha vai estar no Centro de Arte e Cultura - Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, para uma visita guiada a "Metade dos Minutos". Neste encontro, propõe-se uma aproximação à obra da artista e curadora "através dos olhos e das mãos de quem a idealizou". Num diálogo franco e aberto, os participantes terão acesso ao conceito, processos de construção e outras curiosidades relacionadas com o projeto que, em junho de 2023, representou oficialmente Portugal na PQ23: 15.ª Quadrienal de Praga - Prague Quadrennial of Performance Design and Space (Praga, República Checa) ― uma das mais importantes mostras internacionais nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral ― e que pode agora ser visitado em Évora, na Sala do Tribunal do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, até 7 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. 

Mais de 5 mil visitantes interagiram com "Metade dos Minutos" na PQ23. Comissariada e financiada pela Direção-Geral das Artes, a instalação foi galardoada com o PQ Kids Award. Segundo a apreciação do júri, "lúdica e interativa, a exposição portuguesa convida ao uso de todos os sentidos, evocando a pura alegria de explorar um espaço desconhecido. Entrar nela é como caminhar numa terra de sonhos. Foi também esta exposição que mais despertou a imaginação dos visitantes mais jovens".

Esta proposta curatorial da cenógrafa Ângela Rocha dá prioridade ao lugar do visitante como agente ativo e decisor, num alinhamento conceptual com o tema proposto pela PQ23 (Visões Raras), que convidou os artistas "a imaginar, visualizar, ou até mesmo criar visões raras do futuro, que nos aproximem, toquem profundamente os nossos corações e abram perspetivas inspiradoras e visionárias de mudança". Nas palavras de Ângela Rocha «Numa era que impera pelo ruído industrial e pela velocidade, quando me confrontei com a temática da PQ23 foi gritante a necessidade de dar voz ao corpo e enaltecer as mãos e o seu poder transformador e conector com o mundo e o tempo.»

Na visão de Futuro pós-pandemia que propõe, Ângela Rocha apresenta, de forma imersiva, a reivindicação do Presente espacial e temporal, numa instalação-labirinto onde as texturas reagem ao movimento do visitante, permitindo uma experiência tátil. De facto, o núcleo da instalação Metade dos Minutos incide na sua dimensão táctil, hoje cada vez mais desvalorizada e banalizada na função de mera ativadora de ecrãs. Essa reconexão com a experiência do toque será feita através de texturas exploradas de forma saturada, articulando uma realidade de excessos visuais que pretende reanimar a nossa sensibilidade táctil.  Todos os elementos são inteiramente engolidos pela organicidade de texturas num diálogo de afetação entre matéria e corpo, desenvolvido no espectro de contrastes entre o que cativa e o que repele.


Ângela Rocha (1988 – Erada, Covilhã)
Frequentou o curso profissional Geral das Artes da Escola Artística António Arroio. É diplomada em Teatro, do curso de Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e foi bolseira do Programa Leonardo Da Vinci, em Roma, na Companhia Matéria Viva.
Foi assistente de Cenografia e Figurinos na companhia Artistas Unidos. Assinou trabalhos de cenografia e figurinos para encenadores como Cláudia Gaiolas, Guilherme Gomes, Gonçalo Waddington, João Pedro Mamede, Madalena Marques, Maria João Luís, Raquel Castro, Ricardo Neves-Neves, Sílvio Vieira, Teresa Coutinho, Tiago Guedes, Tiago Rodrigues, entre outros.
Marcou presença em diversos festivais a nível nacional e internacional, nomeadamente no Festival D´Avignon, com a peça António e Cleópatra, de Tiago Rodrigues. É cofundadora do Condomínio – Festival de cultura local em espaços habitacionais, num total de 8 edições. Em 2019, venceu o prémio SPA de Melhor Cenografia pelo espetáculo Sweet Home Europa, uma produção do Teatro D. Maria II. Foi a representante oficial de Portugal na Quadrienal de Praga 2023, a maior mostra internacional de artes plásticas do espetáculo.


 

 

 

 


Data de publicação: 28-02-2024