DGArtes promove Masterclass com o Maestro Peter Stark

música
DGArtes promove Masterclass com o Maestro Peter Stark
29 e 30 de setembro na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa

A Direção-Geral das Artes promove, no âmbito das suas atribuições, ações de formação qualificada dirigidas a agentes culturais profissionais e também a jovens com formação artística.

Após o sucesso do programa de aperfeiçoamento Allegro Con Brio, destinado a jovens músicos portugueses e concebido com o objetivo de facilitar e apoiar a integração no mercado laboral, a Direção-Geral das Artes organiza nos próximos dias 29 e 30 de setembro, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, duas Masterclasses dirigidas a professores e alunos de escolas de música portuguesas, com o objetivo dotar os participantes de técnicas e ferramentas imprescindíveis para a realização de audições tanto para orquestras de jovens como para orquestras profissionais.

Peter Stark, internacionalmente reconhecido como Maestro em diversas Orquestras a nível mundial, Professor no Royal College of Music e maestro auxiliar na Orquestra de Jovens da União Europeia, é o formador convidado pela DGARTES para ministrar estas sessões.

A primeira sessão, em formato de conferência, destina-se aos professores e terá lugar no dia 29 de setembro, entre as 17h00 e as 20h00. Nesta conferência será abordada a temática da preparação dos alunos para diversas audições, com especificações detalhadas sobre cada instrumento.

A segunda sessão é destinada a alunos de instrumento, no dia 30 de setembro, entre as 10h00 e as 18h00, em Lisboa. Para participar os alunos devem preparar um excerto orquestral de escolha livre, que será tocado individualmente para o Maestro Peter Stark e depois analisado em grupo. As inscrições nesta sessão são feitas junto dos respetivos professores ou por recomendação destes.

A DGARTES agradece à Biblioteca Nacional de Portugal o apoio e acolhimento a esta iniciativa.

/

LOCAL:

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, nº83
1749-081 LISBOA 
Tel. 21 798 20 00
bn@bnportugal.pt
 

/

INSCRIÇÕES:

A participação nas Masterclasses é gratuita.

Os professores deverão efetuar a sua inscrição até dia 25 de setembro através do email dbrito@dgartes.pt, indicando o seu interesse em participar na sessão de dia 29 de setembro e indicando, igualmente, 3 alunos para participação na sessão de dia 30 de setembro.

Os alunos inscritos pelos ou por recomendação dos respetivos professores devem preparar um excerto orquestral (escolha livre). 

As Masterclasses têm um limite máximo de 30 vagas. Atingido este limite, os restantes alunos poderão, no entanto, estar presentes em regime de assistência, não podendo participar nas atividades daí decorrentes.

/

BIOGRAFIA:

O Maestro Peter Stark dirigiu algumas das mais importantes orquestras a nível mundial: Orquestra Sinfónica de Londres, a Orquestra Filarmónica da Malásia, a Orquestra da Idade do Iluminismo, a Orquestra Hallé e a English Chamber Orchestra. Foi assistente dos maestros Pierre Boulez, Sir Colin Davis, Bernard Haitink, Lord Yehudi Menuhin, Sir Roger Norrington e Klaus Tennstedt. É Professor de Direção de Orquestra no Royall College of Music em Londres, Maestro Assistente da Orquestra de Jovens da União Europeia, Maestro Principal da Cambridge University Chamber Orchestra e da Arabian Youth Orchestra. Lecionou no Conservatório Estatal de São Petersburgo e nos principais conservatórios da República Popular da China. Peter Stark foi violinista durante dez anos (muitos dos quais concertino) e enquanto diretor das principais orquestras de jovens europeias, tem um profundo conhecimento dos requisitos necessários para tocar um instrumento numa orquestra, e sobre a postura e corpo (através da Alexander Technique) como crucial para o desenvolvimento e aprendizagem de qualquer estudante.
A psicologia da direção de orquestra é outra área de interesse de Stark, que está atualmente a escrever um livro sobre o modo dos condutores trabalharem com as orquestras de modo a obterem os melhores resultados. É ainda presença constante nos diversos media ingleses de que se destaca a participação nas séries Maestro e Maestro na Ópera, como professor dos maestros candidatos e nos Concertos Promenade na qualidade de Maestro Cam. Na temporada de 2017/18 Peter Stark irá dirigir e lecionar na China, Japão, Coreia, Singapura, Emirados Árabes Unidos e na maioria dos países da União Europeia.

O Maestro Peter Stark é responsável, como júri, pelas audições para a Orquestra de Jovens da União Europeia nos diversos países da União Europeia.